Categories: MarabáNotícias

Proteína é nova esperança para o fim da calvície

Cientistas da Austrália, Cingapura e China publicaram um estudo, em 22 de março de 2025, na revista Nature Communications, que investiga os mecanismos biológicos ligados ao crescimento do cabelo. A pesquisa identificou que a proteína MCL-1 pode ter papel fundamental na regeneração dos folículos capilares e no controle da queda de cabelo.

A pesquisa utilizou camundongos como modelo e analisou os efeitos da ausência da proteína MCL-1 nas células da pele. O grupo realizou a deleção do gene MCL-1 em animais adultos, removendo partes dos pelos para observar o comportamento dos folículos capilares durante o processo de regeneração.

Os resultados apontaram que a ausência da MCL-1 não comprometeu a formação inicial dos folículos, mas provocou a perda progressiva dos pelos ao longo do tempo. De acordo com os autores, isso ocorreu porque a deficiência da proteína afetou diretamente as células-tronco ativadas dos folículos capilares (HFSCs), responsáveis por iniciar o ciclo de crescimento dos fios.

“A deleção aguda de MCL-1 esgota rapidamente as células-tronco ativadas do folículo capilar e bloqueia completamente a regeneração capilar induzida pela depilação em camundongos adultos, enquanto as células-tronco quiescentes do folículo capilar permanecem inalteradas”, escreveram os pesquisadores.

Conteúdo relacionado:

Outro ponto do estudo analisou o comportamento das células-tronco após passarem por estresse, o que levou à ativação da proteína P53 — ligada à regulação da morte celular e manutenção do DNA. Quando a P53 foi desativada, os pelos voltaram a crescer, mesmo sem a MCL-1, sugerindo uma interação entre ambas na regulação da regeneração capilar.

Além disso, os cientistas identificaram que a via de sinalização ERBB contribui para a preservação das células-tronco ativas ao estimular a produção de MCL-1. Essa via está relacionada a diversas funções celulares e pode ter aplicações em diferentes áreas da biologia regenerativa.

Quer mais notícias de saúde? acesse o nosso canal no WhatsApp

As conclusões levantadas pelos autores abrem caminho para futuras pesquisas sobre terapias relacionadas à queda de cabelo, como alopecia e calvície. Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, 5% das mulheres no Brasil são afetadas por essas condições.

“Essas descobertas podem ter implicações mais amplas para controlar a sobrevivência das células-tronco e progenitoras na regeneração do tecido e na expansão de câncer”, destaca o artigo.

DOL

Zap Marabá

O Site Zap Marabá foi criado com o intuito de dividir experiências e informações com o público Marabaense e de toda a região do Pará. Abordando diversos temas, mas principalmente temas policiais, o site vem conquistando cada vez mais leitores e seguidores nas redes sociais. Hoje contamos com mais de 17k de seguidores no facebook. Dentre os assuntos abordados, podemos destacar, ocorrências policiais, vagas de emprego, saúde, politica etc..

Recent Posts

Receita alerta para falsas cobranças com nome e CPF do contribuinte

Criminosos têm utilizado nome, Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) e até endereços verdadeiros de contribuintes…

7 horas ago

Instituto criará centro especializado em energia renovável no oceano

Um projeto do Instituto Nacional de Pesquisas Oceânicas (INPO) prevê a criação do Centro Temático…

1 dia ago

Projeto contra devedor contumaz separa joio do trigo, diz secretário

No dia seguinte à operação “Poço de Lobato”, que mirou sonegação fiscal de R$ 26…

2 dias ago

Bolsa volta a bater recorde e tem maior alta em 15 meses em novembro

Em mais um dia de otimismo no mercado financeiro, a bolsa renovou o recorde histórico,…

2 dias ago

BC fecha cerco a contas-bolsão e regulamenta serviços bancários

O Banco Central (BC) deu um novo passo nesta sexta-feira (28) para restringir o uso…

3 dias ago

This website uses cookies.