O Campeonato Paraense tem se destacado não apenas pelo seu desempenho em campo, mas também por suas iniciativas inovadoras que promovem a inclusão, a sustentabilidade e a valorização da mulher no futebol. Tendo em vista isso, a competição ganha ainda mais notoriedade e atrai novos públicos aos jogos nos estádios.
No último mês de março, em homenagem ao Mês da Mulher, o Estádio Mangueirão foi iluminado com as cores dos Açaí, simbolizando o reconhecimento e a importância das mulheres no esporte. Durante as partidas, diretoras, torcedoras, gandulas e outras figuras essenciais do futebol paraense tiveram seus papéis destacados, reforçando o protagonismo feminino.
A diretora de marketing da Federação Paraense de Futebol, Valeny Silva, destacou as ações realizadas sobretudo nos jogos entre Paysandu x Capitão Poço, na última sexta-feira (28) e Clube do Remo x Santa Rosa, no domingo (30).
Valeny Silva, diretora de marketing da FPF
Além disso, o Parazão se consolida como um modelo de sustentabilidade no cenário do futebol brasileiro. Com a compensação de mais de 1 tonelada de CO₂ e a reciclagem de 4 mil kg de alumínio e 400 kg de plástico, o campeonato demonstra que é possível aliar a paixão pelo esporte à consciência ambiental. A iniciativa Sustentabikids também se destaca, envolvendo crianças e torcedores na construção de um futebol mais responsável.
“Neste ano também estamos trazendo temas sobre inclusão. Lançamos o observatório inclusivo com o objetivo de alertar, informar, orientar e traduzir todas as falas que acontecem dentro do estádio. Nas placas publicitárias trouxemos campanhas contra homofobia, racismo e não é não. E entendemos que necessário trazer cada vez mais inclusão, como no RexPa trouxemos crianças com deficiência, autismo e síndrome de Down para mostrar que o Parazão é aberto para todos”, destacou Valeny.
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