Neste sábado, dia 26 de abril, enquanto os sinos dobram e a Praça de São Pedro se enche de fiéis, o mundo testemunha o fim de uma era. Em cada canto do planeta, católicos e admiradores se reúnem em prece e silêncio para homenagear aquele que, mais do que um pontífice, foi uma voz de esperança e misericórdia. A emoção toma conta do Vaticano e soa pelos corações de milhões que viram em Francisco um exemplo de fé, humildade e coragem.
O papa Francisco, primeiro pontífice latino-americano da história da Igreja Católica, tem seu corpo velado na Basílica de São Pedro, no Vaticano. O funeral começou às 10h do horário local (5h no horário de Brasília), com cerimônia presidida pelo cardeal Giovanni Battista Re, decano do Colégio Cardinalício.
Às 7h15 (horário de Brasília), teve início a preparação para o cortejo fúnebre. O caixão com o corpo do papa seguiu da Basílica de São Pedro para a Basílica de Santa Maria Maggiore, em Roma, onde ele será enterrado, conforme desejo do próprio Francisco, que optou por um local de acesso público e um caixão simples, de madeira e zinco.
O adeus a um papa singular
A Missa das Exéquias, que marcou o início do tradicional Novendiali — nove dias de luto e oração —, foi um momento de profunda emoção. Durante a homilia, o cardeal Giovanni Battista Re exaltou o legado de Francisco: “Desejou estar próximo a todos, com especial atenção às pessoas em dificuldade, dedicando-se até o fim aos últimos da terra”.
Quer ler mais notícias do Mundo? Acesse o nosso canal no WhatsApp!
Francisco, nascido Jorge Mario Bergoglio, foi eleito papa em 13 de março de 2013, após a renúncia de Bento XVI. Primeiro papa jesuíta e latino-americano, sua trajetória se destacou pelo estilo simples, pela defesa dos pobres e pela luta por uma Igreja mais aberta, inclusiva e atenta às questões ambientais.
Entre seus legados, estão a encíclica Laudato Si’, o fortalecimento do diálogo inter-religioso, a reforma da Cúria Romana e o combate rigoroso aos casos de abusos sexuais na Igreja.
A despedida reúne 130 delegações oficiais, incluindo 50 chefes de Estado e 10 membros da realeza. Entre os presentes, estão Javier Milei (Argentina), Luiz Inácio Lula da Silva (Brasil), Donald Trump (EUA), Emmanuel Macron (França), Keir Starmer (Reino Unido) e Volodymyr Zelensky (Ucrânia). O príncipe William representa a monarquia britânica no funeral.
Milhares de fiéis são esperados em São Pedro, numa homenagem que promete refletir a grandiosidade do impacto de Francisco, lembrando funerais históricos como os de Bento XVI, em 2023, e João Paulo II, em 2005.
Com o funeral, a Igreja entra no período de Novendiali, enquanto o Vaticano se organiza para o próximo conclave. Entre 15 e 20 dias após a morte do papa, os cardeais se reúnem na Capela Sistina para a eleição do novo pontífice, momento marcado pela icônica fumaça branca que anunciará ao mundo o sucessor de Francisco.
https://www.band.uol.com.br/noticias/ao-vivo/funeral-do-papa-francisco-assista-ao-vivo
O preço da hospedagem na região metropolitana de Belém subiu 178,93% no mês de novembro.…
O recuo da inflação e a desaceleração da economia fizeram o Banco Central (BC) não…
A manutenção da Taxa Selic – juros básicos da economia – em 15% ao ano…
Em mais um dia de otimismo no mercado financeiro, a bolsa bateu o terceiro recorde…
De cada dez pessoas que recebiam o Bolsa Família em 2014, seis conseguiram deixar o…
This website uses cookies.