Categories: MarabáNotícias

Gerson Nogueira relembra carreira e conquistas de Dico, ex-goleiro do Remo

Gratidão e reconhecimento

Estamos de acordo que Dico é o maior goleiro da história do Remo e talvez o melhor do futebol paraense em todos os tempos. Não há discussão possível a respeito deste fato. Foi um reinado absoluto por quase duas décadas, conseguindo ser protagonista de um timaço que tinha feras do nível de Alcino, Bira, Mesquita, Mego e Roberto Diabo Louro.

Uma das grandes exibições de Dico foi em pleno Maracanã, em 1975. A escalação era: Dico; Marinho, Rui, Aderson e Cuca; Elias, Mesquita e Nena; Alcino, Amaral e Caíto (Rodrigues). Uma façanha e tanto. Derrotar o Flamengo foi como uma conquista de título, pois o time de Zico era quase imbatível no Maraca.

Alcino e Mesquita fizeram os gols do Leão, Zico descontou para o Flamengo. Os jornais do Rio foram unânimes em destacar o papel do gigante Dico naquela tarde de 25 de outubro. Uma das manchetes é até hoje recordada pelo ídolo azulino: “Dico 2, Flamengo 1”. O jogo foi transmitido ao vivo pela então TV Marajoara (Rede Tupi).

Humilde, Dico não se concede mérito exclusivo pela vitória que virou página histórica. Alcino, Aderson (jogando de zagueiro), Mesquita e Cuca também tiveram atuações impecáveis também contra Zico, Júnior, Rondinelli & cia.

Antes disso, em 1972, ele havia sido castigado pelo regulamento da revista Placar e deixou de levar a Bola de Prata por ter cumprido somente 21 partidas – 22 era o mínimo exigido. Emerson Leão ficou com o troféu, embora Dico tenha sido superior ao longo do Brasileiro.

Caso fosse premiado, o Remo teria emplacado dois jogadores na seleção do ano, pois Aranha ganhou como o melhor lateral-direito. Aliás, Aranha tinha como reserva na equipe azulina ninguém menos que Nelinho, que depois iria para o Cruzeiro e em seguida para a Seleção Brasileira de 1978.

Relembro essas passagens em reconhecimento à trajetória brilhante de Frederico Chimiti Neto, o Dico, agraciado com o título de Cidadão de Belém pela Câmara Municipal, por iniciativa do vereador Pablo Farah.

Não pude comparecer à entrega da honraria, na sexta-feira (4), mas tive o prazer de bater um dedo de prosa com Dico, antes de sua entrevista ao programa “Conversa com o Leão”, do amigo Paulo Caxiado, na Rádio Clube.

Confirmei a impressão que sempre tive. Falou sobre a longeva carreira, dedicada ao Remo depois de breve passagem pelo Sport Clube Belém. Aliás, quase foi parar do outro lado da Almirante Barroso, mas terminou se encaminhando para o Evandro Almeida. Demonstrou imensa gratidão por Manoel Ribeiro – “um amigo de todas as horas”.

Com simplicidade, recordou a vivência no futebol, treinado por Paulo Amaral e Joubert Meira, e ao lado de figuras como Alcino, Dutra e Rosemiro. Tinha 1,78m, baixa estatura para um goleiro, mas se agigantava embaixo das traves porque treinava muito para aperfeiçoar reflexos e ter um posicionamento perfeito. Um exemplo dentro e fora de campo.

Com apoio da torcida, Leão quer a primeira vitória

O Remo recebe o América-MG no Mangueirão, domingo, às 16h, com um reforço importante: terá a torcida ao seu lado, normalmente um ponto de apoio fundamental para vitórias da equipe. A partida seria realizada com portões fechados, mas o STJD reverteu a punição, transformando em multa as punições anteriormente impostas por incidentes em jogos na Série C.

O técnico Daniel Paulista tem um sério problema para definir a escalação. Não pode contar com o melhor jogador do time, o meia Jaderson, que saiu lesionado do jogo com a Ferroviária, na primeira rodada.

Para obter a primeira vitória, o Remo deve contar com Dodô na função de Jaderson e repetir o ataque com Janderson, Felipe Vizeu (foto) e Pedro Rocha. Os novos contratados – Camutanga, Régis, Luan, Pedro Costa e PH Gama – já estão inscritos no BID, mas dificilmente serão lançados.

Desfalcado, Papão vai em busca da recuperação

O PSC enfrenta o Vila Nova neste sábado (12), às 18h, em Goiânia. Um duelo que ganhou ares de grande rivalidade nos últimos anos. Foi sobre o Vila que o PSC conquistou a Copa Verde de 2024, metendo 10 a 0 no placar agregado, humilhação que os goianos até hoje não engoliram.

Campeão goiano, o Vila se reforçou para brigar pelo acesso, que andou na mira do clube no ano passado. E um dos nomes de destaque no time é justamente o de João Vieira, ex-jogador do PSC.

Sem Rossi e Nicolas, seus principais atacantes, o Papão busca se recuperar na competição – perdeu na estreia para o Atlético-PR – e o técnico Luizinho Lopes terá que utilizar uma configuração ofensiva diferente: Marlon, Benítez (foto) e Borasi (Delvalle).

Bola na Torre

Giuseppe Tommaso apresenta o programa, a partir das 23h, na RBATV, com a participação de Valmir Rodrigues e deste escriba de Baião. Em pauta, os resultados da segunda rodada da Série B e a decisão da Copa Grão-Pará. A edição é de Lino Machado.

DOL

Zap Marabá

O Site Zap Marabá foi criado com o intuito de dividir experiências e informações com o público Marabaense e de toda a região do Pará. Abordando diversos temas, mas principalmente temas policiais, o site vem conquistando cada vez mais leitores e seguidores nas redes sociais. Hoje contamos com mais de 17k de seguidores no facebook. Dentre os assuntos abordados, podemos destacar, ocorrências policiais, vagas de emprego, saúde, politica etc..

Recent Posts

Bolsa supera os 164 mil pontos e bate terceiro recorde seguido

Em mais um dia de otimismo no mercado financeiro, a bolsa bateu o terceiro recorde…

7 horas ago

Em 10 anos, 60,7% dos beneficiários conseguiram deixar o Bolsa Família

De cada dez pessoas que recebiam o Bolsa Família em 2014, seis conseguiram deixar o…

1 dia ago

Bolsa cai 4,31% em dia tenso e reverte início positivo de mês

Num dia marcado por tensões internas, a bolsa sofreu forte queda e reverteu o desempenho…

3 dias ago

This website uses cookies.