Com a proposta de promover o reconhecimento das lutas dos povos originários e reforçar a importância da preservação do meio ambiente e das Terras Indígenas, a Secretaria de Estado dos Povos Indígenas (Sepi) vai realizar a programação da Semana dos Povos Indígenas.
O evento será realizado entre os dias 14 e 16 de abril, e terá como tema “Aldeando a COP 30”. A programação será no Hangar, em Belém. A programação, totalmente gratuita e aberta ao público, tem início sempre às 9h.
O evento reunirá cerca de 400 indígenas de diferentes etnias do estado em um espaço de celebração, troca de saberes e valorização da cultura ancestral.
Para a secretária Puyr Tembé, titular da Sepi, o evento é mais do que uma celebração — é uma oportunidade de reflexão e conscientização.
“O Pará é território indígena e faz parte das nossas identidades e ancestralidades. Estamos em um ano de COP 30, que será realizada dentro da terra e os povos indígenas precisam ser ouvidos. Devemos garantir a nossa participação nos debates, para mostrar a importância nesse processo de construção de políticas públicas, de estarmos no centro dessas decisões e de mostrar a importância da demarcação dos nossos territórios como ponto principal no combate à crise climática. Durante a Semana, vamos mostrar a importância de reflorestar as mentes das pessoas para que entendam essa urgência climática”, destaca a secretária.
Nesta segunda edição, o evento amplia suas ações com atividades voltadas para o fortalecimento de direitos fundamentais e sociais, promoção da diversidade cultural e geração de renda através da venda de produtos indígenas.
A programação inclui serviços de cidadania e saúde, emissão de documentos, atendimentos jurídicos e ações de assistência social. Também será promovido o Seminário de Educação Escolar Indígena, além de debates sobre temas como a Política Nacional de Gestão Territorial e Ambiental de Terras Indígenas (PNGATI) e as Caravanas Rumo à COP 30.
A programação contará ainda com um seminário dedicado à Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30).
“Nós já estamos fazendo um trabalho de informação, esclarecimento e qualificação de lideranças indígenas sobre o que é a COP, através das Caravanas, projeto da Sepi. Queremos garantir a participação deles”, afirma Puyr Tembé.
Entre os destaques, o evento contará com a presença da ministra Sônia Guajajara e da secretária nacional de Gestão Ambiental e Territorial, Ceiça Pitaguary, ambas do Ministério dos Povos Indígenas (MPI).
Quer ver mais notícias? Acesse nosso canal no WhatsApp
Horas após a derrota para o Vila Nova por 1x0, pela 2ª rodada do Brasileirão…
O Brasil registrou a segunda maior produção de cana-de-açúcar, durante o ciclo 2024-2025, com um…
No conteúdo publicado, Eliezer pediu respeito à sua crença e relembrou episódios delicados vividos pela…
O corpo foi encontrado ainda de madrugada | Reprodução/InstagramUm homem foi encontrado morto na madrugada…
Vinícius chora no último Almoço do Anjo do BBB 25, recebendo mensagens emocionantes de fãs…
This website uses cookies.