Categories: MarabáNotícias

Vacina contra mpox apresenta 84% de eficácia

Um estudo publicado na revista The Lancet Infectious Diseases apontou que a vacina Imvanex, também conhecida como Jynneos, apresentou 84% de eficácia contra o vírus da mpox com uma única dose. A pesquisa foi realizada pelo hospital universitário Universitätsmedizin Berlin, na Alemanha, sob solicitação da Agência Europeia de Medicamentos (EMA).

Estudo analisou mais de 9 mil participantes

Entre julho de 2022 e dezembro de 2023, aproximadamente 9,3 mil pessoas participaram da pesquisa, incluindo homens e pessoas trans que relataram relações sexuais com outros homens ou pessoas trans. Metade recebeu a vacina, enquanto a outra metade não foi imunizada. Durante dois meses, os pesquisadores monitoraram a incidência de infecções nos dois grupos.

Conteúdo relacionado:

O resultado mostrou que a vacina protegeu 84% dos participantes sem HIV. No entanto, para aqueles que vivem com HIV, a proteção foi menor, indicando a necessidade de uma segunda dose para fortalecer a resposta imunológica. Segundo os cientistas, a eficácia reduzida nesse grupo ocorre porque as células T, essenciais para a resposta imunológica, podem estar comprometidas.

Benefícios da vacina e transmissão do vírus

Os participantes vacinados que contraíram a mpox apresentaram sintomas mais brandos. Eles tiveram menos lesões na pele, que cicatrizaram mais rapidamente, e relataram menos sintomas sistêmicos, como febre. Os pesquisadores indicam que a segunda dose pode reduzir ainda mais os sintomas e diminuir o risco de transmissão.

Quer mais notícias de saúde? acesse o nosso canal no WhatsApp

Segurança e disponibilidade da vacina

A análise de segurança envolveu 6,5 mil voluntários, dos quais menos de 3% relataram efeitos colaterais mais intensos, como febre, dor muscular e náusea. Os especialistas consideram a vacina segura e bem tolerada.

A Imvanex, fabricada pela Bavarian Nordic, foi originalmente desenvolvida para a varíola e passou a ser utilizada contra a mpox após o surto global de 2022. No Brasil, a vacina foi aprovada pela Anvisa e está disponível no Sistema Único de Saúde (SUS) para grupos prioritários, incluindo pessoas com HIV. O esquema de imunização prevê duas doses, com intervalo de quatro semanas entre elas.

DOL

Zap Marabá

O Site Zap Marabá foi criado com o intuito de dividir experiências e informações com o público Marabaense e de toda a região do Pará. Abordando diversos temas, mas principalmente temas policiais, o site vem conquistando cada vez mais leitores e seguidores nas redes sociais. Hoje contamos com mais de 17k de seguidores no facebook. Dentre os assuntos abordados, podemos destacar, ocorrências policiais, vagas de emprego, saúde, politica etc..

Recent Posts

Bolsa cai 4,31% em dia tenso e reverte início positivo de mês

Num dia marcado por tensões internas, a bolsa sofreu forte queda e reverteu o desempenho…

6 horas ago

Receita alerta para falsas cobranças com nome e CPF do contribuinte

Criminosos têm utilizado nome, Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) e até endereços verdadeiros de contribuintes…

1 dia ago

Instituto criará centro especializado em energia renovável no oceano

Um projeto do Instituto Nacional de Pesquisas Oceânicas (INPO) prevê a criação do Centro Temático…

2 dias ago

Projeto contra devedor contumaz separa joio do trigo, diz secretário

No dia seguinte à operação “Poço de Lobato”, que mirou sonegação fiscal de R$ 26…

2 dias ago

This website uses cookies.