A recente decisão que levou à paralisação do Parazão trouxe à tona uma questão jurídica complexa envolvendo a elegibilidade de atletas não profissionais. O advogado Osvaldo Sestário Filho, especialista em Direito Desportivo há 25 anos, analisou o caso à luz do Regulamento Geral de Competições (RGC) da CBF, destacando que a situação que envolve Capitão Poço e Tuna Luso ainda está longe de uma definição.
“Pelo que analisei, a questão parece estar ligada ao que determina o Regulamento Específico da Competição. O Regulamento Geral de Competições da CBF também trata desse tema, e recentemente o STJD enfrentou uma situação semelhante, envolvendo a contagem de atletas que completam 20 anos”, disse.
Para o especialista, o momento exige cautela, e a decisão tomada até aqui não é definitiva. “Acredito que a definição desse caso ainda levará tempo. A decisão pode ser questionada por meio de recurso, tanto no TJD local quanto no STJD do Rio de Janeiro. A suspensão da rodada foi uma medida prudente da Federação, considerando a relevância do tema”, detalha.
A base do impasse está no artigo 54 do Regulamento Geral de Competições da CBF, que estabelece que apenas atletas não profissionais com idade entre 16 e 20 anos podem ser relacionados nas partidas de competições profissionais. O parágrafo único do artigo permite que os clubes inscrevam até cinco atletas não profissionais por partida, desde que respeitem os limites etários mencionados.
VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor
IMPORTANTE: Os comentários não representam a opinião do Diário Online. Os textos escritos são de inteira responsabilidade dos autores.
O vice-presidente da CBF Fernando Sarney fez pedido ao STF (Supremo Tribunal Federal) para afastar…
O Brasil irá novamente acompanhar a força do RexPa | Agência ParáRemo e Paysandu decidem…
A medida provisória que antecipa os efeitos da reforma tributária e desonera os data centers…
DivulgaçãoIniciado no último dia 1º com encerramento marcado para o próximo dia 11, a 2ª…
Luzimar Collares pede demissão de afilada Globo. | ReproduçãoApós 25 anos de carreira na TV…
Na véspera das decisões sobre os juros básicos no Brasil e nos Estados Unidos, o…
This website uses cookies.