Categories: MarabáNotícias

Pacto Pró-Equidade Racial do TCE-PA recebe novas adesões

O Pacto Interinstitucional Pró-Equidade Racial, uma iniciativa do Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE-PA), alcançou 13 novas adesões, totalizando 55 signatários, após a assinatura do termo de adesão nesta quarta-feira, 19. A cerimônia foi conduzida pelo presidente da Corte de Contas, conselheiro Fernando Ribeiro, no Espaço Cultural Conselheiro Clóvis Moraes Rego, anexo ao edifício-sede do Tribunal.

“Essa iniciativa é uma das ações marcantes da gestão da conselheira Rosa. É uma tomada de consciência acerca desta questão, reconhecendo o Tribunal enquanto instituição pública que acompanha e induz políticas públicas a nível de estado. E também, internamente, desenvolvendo esforços com jurisdicionados e não-jurisdicionados, no âmbito de suas competências, para enfrentarmos a discriminação”, disse o presidente.

Conteúdo relacionado:

A assinatura do Pacto contou com a presença da ex-presidente do TCE-PA, conselheira e ouvidora Rosa Egídia Crispino Lopes; e da ex-procuradora jurídica do Tribunal, Hellen Brancalhão, que expuseram aos presentes como o Pacto foi idealizado e construído.

Para a conselheira Rosa Egídia, que ocupou a presidência do Tribunal no biênio 2023/2024, a repercussão da iniciativa superou as expectativas iniciais. “O Pacto cresceu muito mais do que esperávamos, e isso é bom, pois são muitas cabeças pensando juntas em favor da sociedade. E destaca a principal função dos tribunais de contas hoje: induzir políticas públicas em benefício de todos, não só fiscalizar e punir, mas colaborar para o bem coletivo”, ressaltou.

Assinaram o Pacto o secretário regional do Baixo Amazonas, Nélio Aguiar, que também assinou pela Federação dos Municípios do Estado do Pará (Famep); a secretária estadual de Cultura (Secult), Úrsula Vidal; a advogada Luciana Gluck Paul, representando a Federação Paraense de Futebol (FPF); a procuradora-chefe do Ministério Público do Trabalho PA/AP, Rejane de Barros Meireles Alves; o presidente da Funtelpa, Miro Sanova; a secretária estadual dos Povos Indígenas (Sepi), Puyr Tembé; o procurador Benilson Costa, representando o Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade (Ideflor-Bio); o superintendente Regional do Serviço Industrial (Sesi), Dário Antônio Bastos de Lemos; o Vice-presidente da Junta Comercial do Pará (Jucepa), Vilson Schuber; o presidente do Tribunal de Justiça Desportiva do Pará, Rodolfo José Cirino; a presidente da Cooperação da Juventude Amazônida para o Desenvolvimento Sustentável, Natália dos Santos Moraes; e a presidente do Banco do Estado do Pará, Ruth Pimentel.

Em sua fala, a representante da Federação de Futebol do Pará, Luciana Gluck Paul destacou as ações de sensibilização que já estão sendo realizadas em conjunto em partidas importantes como o clássico jogo entre Clube do Remo e Paysandu Sport Club.

“No primeiro RexPa deste ano, já contamos com os representantes do Tribunal, realizando as ações de divulgação do Pacto. Para nós é uma alegria estar em parceria com o tribunal e várias instituições para atuar nesta causa e em outras”, disse.

Quer mais notícias do Pará? acesse o nosso canal no WhatsApp

A titular da Secult, Úrsula Vidal, exaltou a importância da parceria interinstitucional e apontou que “Esse momento é de confluência e de compromisso. Cada instituição, órgão, federação, entidade classe aqui presentes têm redes sociais, pelas quais podemos publicizar essa ação, o que se está fazendo e como estamos implementando isso efetivamente”.

O presidente da Funtelpa, Miro Sanova, afirmou que os canais da Rede Cultura de Comunicação estão disponíveis para a divulgação do Pacto. “Temos a TV, a rádio e o portal Cultura, e junto com a federação [FPF], podemos aproveitar o campeonato paraense para trocar ideias e mostrar a importância do Pacto para todo o Pará”, pontuou.

Coordenado pela Escola de Contas Alberto Veloso (Ecav), o Pacto Interinstitucional Pró-Equidade Racial foi lançado em maio de 2024. Possui caráter voluntário e visa colaborar com a promoção da equidade racial por meio da atuação em rede entre as instituições participantes, com enfoque em ações pedagógicas e orientadoras de combate ao racismo.

DOL

Zap Marabá

O Site Zap Marabá foi criado com o intuito de dividir experiências e informações com o público Marabaense e de toda a região do Pará. Abordando diversos temas, mas principalmente temas policiais, o site vem conquistando cada vez mais leitores e seguidores nas redes sociais. Hoje contamos com mais de 17k de seguidores no facebook. Dentre os assuntos abordados, podemos destacar, ocorrências policiais, vagas de emprego, saúde, politica etc..

Recent Posts

Receita alerta para falsas cobranças com nome e CPF do contribuinte

Criminosos têm utilizado nome, Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) e até endereços verdadeiros de contribuintes…

20 horas ago

Instituto criará centro especializado em energia renovável no oceano

Um projeto do Instituto Nacional de Pesquisas Oceânicas (INPO) prevê a criação do Centro Temático…

2 dias ago

Projeto contra devedor contumaz separa joio do trigo, diz secretário

No dia seguinte à operação “Poço de Lobato”, que mirou sonegação fiscal de R$ 26…

2 dias ago

Bolsa volta a bater recorde e tem maior alta em 15 meses em novembro

Em mais um dia de otimismo no mercado financeiro, a bolsa renovou o recorde histórico,…

3 dias ago

This website uses cookies.