O ex-presidente Jair Bolsonaro causou controvérsia, na última sexta-feira (7), ao afirmar que o Brasil teria firmado um acordo com a China para a construção de bombas atômicas, mas sem qualquer evidência ou fundamento para essas afirmações..
Em entrevista com jornalistas no Aeroporto de Brasília, Bolsonaro alegou que 37 acordos foram assinados entre os dois países durante a cúpula do G20, realizada no Brasil no final de 2022, incluindo um suposto tratado de cooperação nuclear.
Bolsonaro destacou que, entre esses acordos, haveria um relacionado à energia nuclear, sugerindo que o Brasil estaria fornecendo material para a China, o que, segundo ele, teria como objetivo a produção de armas nucleares. “Não é para energia, agricultura ou medicina, é para construção de bombas atômicas”, disse o ex-presidente.
Ele ainda alegou ter informado sobre esse suposto acordo à equipe do então presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Por isso, o ex-presidente sugeriu que os Estados Unidos deveriam intervir no Brasil para evitar que o país se transformasse em uma “nova Venezuela”.
“Os Estados Unidos têm uma preocupação com o Brasil, eles não querem que o Brasil se consolide com uma nova Venezuela”, afirmou. O ex-presidente ainda sugeriu que a crise política e econômica do Brasil não seria resolvida internamente, mas sim com apoio internacional.
Essas declarações de Bolsonaro geraram dúvidas e críticas, já que não há informações oficiais que confirmem qualquer acordo de cooperação nuclear entre Brasil e China para fins militares.
Quer saber mais de Brasil? Acesse o nosso canal no WhatsApp
Especialistas em relações internacionais também destacaram que o Brasil segue seu compromisso com tratados internacionais, como o Tratado de Não Proliferação de Armas Nucleares, ao qual é signatário.
VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor
IMPORTANTE: Os comentários não representam a opinião do Diário Online. Os textos escritos são de inteira responsabilidade dos autores.
O Ministério do Planejamento e Orçamento confirmou nesta quarta-feira (10) que o salário mínimo será…
Após crescer 2,5% em 2025, a economia brasileira deve avançar 1,8% em 2026, segundo projeção…
O preço dos alimentos consumidos em casa recuou 0,2% em novembro. Esse resultado é a…
O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou nesta quarta-feira (10), com restrições, a fusão…
Depois de semanas de assembleias em todo o país, trabalhadores do Sistema Petrobras aprovaram a…
O preço da hospedagem na região metropolitana de Belém subiu 178,93% no mês de novembro.…
This website uses cookies.