Categories: MarabáNotícias

Ainda não entendeu porque o Parazão parou? Veja os motivos

A inscrição de um atleta para atuar em competições profissionais segue um processo rigoroso, que exige atenção dos clubes para garantir a regularização dentro dos prazos e das regras estabelecidas. Toda a responsabilidade pelo registro é dos clubes, que devem cumprir cada etapa do procedimento para evitar punições. Mas como funciona?

O primeiro passo para a inscrição de um jogador é o envio da documentação necessária à federação estadual correspondente, que age como intermediária junto à Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Após a checagem dos documentos, a situação do atleta entra no chamado pré-BID, o que significa que a regularização está validada, mas ainda aguarda a publicação oficial no Boletim Informativo Diário (BID) da CBF. Somente depois dessa publicação o atleta pode ser considerado apto a jogar.

CONTEÚDO RELACIONADO

Após a regularização, o clube utiliza um sistema de intranet da CBF, conhecido como Gestão Web, para inscrever o jogador na competição específica. Essa inscrição funciona como uma pasta digital onde constam todas as informações do atleta e de competições. Para cada partida, o clube envia a pré-escalação, listando os jogadores disponíveis. Com isso, a escalação final para o jogo se torna uma consequência direta dessa relação prévia.

A partir desse momento, qualquer eventualidade relacionada à escalação do jogador passa a ser exclusivamente responsabilidade do clube. O regulamento da competição, que define todas as normas e sanções aplicáveis, é previamente votado e aprovado pelos representantes dos clubes nos congressos técnicos organizados pelas federações e confederações.

Quer saber mais de esportes? Acesse o nosso canal no WhatsApp

OS PUNIDOS

Essa é a situação de Capitão Poço e Tuna Lusa, penalizados na última semana. O regulamento da CBF permite que cada equipe conte com até cinco jogadores amadores, desde que completem 20 anos de idade até 31 de dezembro do ano vigente. Ele é conhecido como vínculo amador. Já o regulamento da Federação Paraense de Futebol (FPF) apresenta um critério diferente: exige que atletas de 20 anos completos tenham vínculo profissional para atuarem.

Essa divergência entre regulamentos gerou questionamentos entre os clubes penalizados. O presidente do Capitão Poço, Bené Garrafão, expressou sua insatisfação com a situação. “Eu acredito que o regulamento do Paraense diz que podemos inscrever até cinco atletas amadores, enquanto que o nacional não permite. Mas não pode ter dois regulamentos, isso é muito claro”, disse.

DOL

Zap Marabá

O Site Zap Marabá foi criado com o intuito de dividir experiências e informações com o público Marabaense e de toda a região do Pará. Abordando diversos temas, mas principalmente temas policiais, o site vem conquistando cada vez mais leitores e seguidores nas redes sociais. Hoje contamos com mais de 17k de seguidores no facebook. Dentre os assuntos abordados, podemos destacar, ocorrências policiais, vagas de emprego, saúde, politica etc..

Recent Posts

CNI projeta crescimento do PIB de 1,8% em 2026

Após crescer 2,5% em 2025, a economia brasileira deve avançar 1,8% em 2026, segundo projeção…

10 horas ago

Inflação da comida em casa cai 0,2% em novembro, sexto recuo seguido

O preço dos alimentos consumidos em casa recuou 0,2% em novembro. Esse resultado é a…

21 horas ago

Cade aprova fusão entre Petz e Cobasi com restrições

O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou nesta quarta-feira (10), com restrições, a fusão…

1 dia ago

Petroleiros aprovam greve nacional a partir de segunda-feira

Depois de semanas de assembleias em todo o país, trabalhadores do Sistema Petrobras aprovaram a…

2 dias ago

Preço da hospedagem em Belém quase triplicou em novembro, diz IBGE

O preço da hospedagem na região metropolitana de Belém subiu 178,93% no mês de novembro.…

2 dias ago

BC mantém juros básicos em 15% ao ano pela quarta vez seguida

O recuo da inflação e a desaceleração da economia fizeram o Banco Central (BC) não…

3 dias ago

This website uses cookies.