Vídeo: FAB Abate Avião Invasor Carregado de Drogas na Amazônia

A Força Aérea Brasileira (FAB) abateu um avião que invadiu o espaço aéreo brasileiro na manhã de terça-feira, 11 de fevereiro de 2025, oriundo da Venezuela. Os caças da FAB abriram fogo contra a aeronave após tentativas de contato e disparos de aviso.

Atingido, o avião caiu na floresta amazônica e explodiu. Nesta quarta-feira, 12 de fevereiro, um helicóptero H-60 Black Hawk da FAB foi ao local da queda, onde os militares encontraram os corpos de dois tripulantes e drogas no interior da aeronave incendiada.

O que aconteceu?

* Segundo a FAB, a aeronave invadiu o espaço aéreo brasileiro.

* Os pilotos do avião intruso receberam ordens para pousar em um aeródromo determinado, mas desobedeceram à orientação da FAB.

* Após avisos e tiros de alerta, o avião intruso foi abatido.

* A aeronave transportava drogas e duas pessoas; ambos os tripulantes morreram.

De acordo com a FAB, a ação foi realizada em conjunto com a Polícia Federal e “seguiu todos os protocolos das Medidas de Policiamento do Espaço Aéreo (MPEA), conforme previsto no Decreto nº 5.144, de 16 de julho de 2004”.

A aeronave invasora foi identificada por radares após entrar no espaço aéreo brasileiro vindo da Venezuela. Seguindo o protocolo, os pilotos da FAB determinaram, por rádio, que o piloto da aeronave intrusa mudasse a rota e pousasse em um aeródromo designado.

As ordens foram ignoradas, assim como os tiros de advertência. “Não atendendo aos procedimentos coercitivos descritos no Decreto nº 5.144, a aeronave foi classificada como hostil e submetida ao Tiro de Detenção (TDE), que consiste no disparo de tiros com a finalidade de impedir a continuidade do voo”, informaram os militares.

Assista:

A medida é utilizada como último recurso “após a aeronave interceptada descumprir todos os procedimentos estabelecidos e forçar a continuidade do voo ilícito”.

A inspeção do local da queda nesta quarta-feira foi realizada junto a agentes da PF, que identificaram os corpos e as drogas no interior da aeronave acidentada.

“A FAB ressalta que se mantém sempre pronta e presente em todas as operações realizadas, cumprindo sua missão institucional de manter a soberania do espaço aéreo e defender a pátria”, conclui a nota da instituição.

Fonte: Metrópoles 

Plantão24horas

Zap Marabá

O Site Zap Marabá foi criado com o intuito de dividir experiências e informações com o público Marabaense e de toda a região do Pará. Abordando diversos temas, mas principalmente temas policiais, o site vem conquistando cada vez mais leitores e seguidores nas redes sociais. Hoje contamos com mais de 17k de seguidores no facebook. Dentre os assuntos abordados, podemos destacar, ocorrências policiais, vagas de emprego, saúde, politica etc..

Recent Posts

Inflação que reajusta o salário mínimo fecha em 4,18%

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) - indicador utilizado no cálculo do reajuste…

8 horas ago

Governo confirma salário mínimo de R$ 1.621 em 2026

O Ministério do Planejamento e Orçamento confirmou nesta quarta-feira (10) que o salário mínimo será…

19 horas ago

CNI projeta crescimento do PIB de 1,8% em 2026

Após crescer 2,5% em 2025, a economia brasileira deve avançar 1,8% em 2026, segundo projeção…

1 dia ago

Inflação da comida em casa cai 0,2% em novembro, sexto recuo seguido

O preço dos alimentos consumidos em casa recuou 0,2% em novembro. Esse resultado é a…

2 dias ago

Cade aprova fusão entre Petz e Cobasi com restrições

O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou nesta quarta-feira (10), com restrições, a fusão…

2 dias ago

Petroleiros aprovam greve nacional a partir de segunda-feira

Depois de semanas de assembleias em todo o país, trabalhadores do Sistema Petrobras aprovaram a…

3 dias ago

This website uses cookies.