Categories: MarabáNotícias

Saiba os sinais de alerta e tratamento da leucemia

Fevereiro Laranja é o mês dedicado à conscientização sobre a leucemia, um câncer do sangue que afeta milhares de brasileiros. A campanha tem como objetivo informar a população sobre os sinais de alerta, a importância do diagnóstico precoce e os avanços no tratamento.

De acordo com o hematologista Dr. João Saraiva, a leucemia é um tipo de câncer que compromete a produção normal das células sanguíneas. “A leucemia causa o crescimento acelerado e desordenado dos leucócitos, que são as células de defesa do corpo. Isso prejudica a produção de células saudáveis e compromete o funcionamento do organismo. É fundamental estar atento aos sinais de alerta, como cansaço extremo, anemia, perda de peso, infecções frequentes, sangramentos anormais e manchas roxas pelo corpo”, explica o especialista.

Hematologista Dr. João Saraiva |Foto: Divulgação

O médico destaca que a doença pode se apresentar de duas formas: aguda ou crônica. “A leucemia aguda tem um início mais rápido e agressivo, enquanto a crônica evolui de maneira mais lenta, muitas vezes sem sintomas evidentes nos estágios iniciais. Ambas requerem acompanhamento médico especializado”, ressalta Dr. Saraiva.

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), em 2023, foram registrados cerca de 11.540 casos de leucemia em todo o Brasil. 360 casos foram no Pará.

Diagnóstico e tratamento: avanços que salvam vidas

O diagnóstico precoce é essencial para aumentar as chances de cura. Segundo o hematologista, exames como a imunofenotipagem, realizados a partir do sangue ou da medula óssea, permitem identificar o tipo de leucemia e orientar o tratamento.

“Hoje, temos à disposição tratamentos modernos que vão desde medicamentos orais até quimioterapias intensivas. Em casos mais graves, como na leucemia aguda, o transplante de medula óssea uma das principais armas para a cura da doença” afirma Dr. Saraiva.

OUÇA A VERSÃO EM PODCAST:

Fevereiro Laranja: saiba identificar sintomas da Leucemia

O transplante de medula óssea consiste na substituição de uma medula doente por células saudáveis, que podem ser obtidas de doadores compatíveis, não necessariamente da família. “O procedimento é seguro e pode salvar vidas. Por isso, é tão importante aumentar o número de doadores cadastrados no Registro Brasileiro de Doadores de Medula Óssea (Redome)”, reforça o médico.

Atualmente, o Brasil conta com cerca de 5,5 milhões de doadores cadastrados. O Dr. João Saraiva reforça a importância da campanha Fevereiro Laranja. “A leucemia é uma doença que não tem prevenção, mas o diagnóstico precoce faz toda a diferença. Conscientizar a população sobre os sinais de alerta e a necessidade de buscar ajuda médica é o primeiro passo para salvar vidas”, conclui o hematologista.

DOL

Zap Marabá

O Site Zap Marabá foi criado com o intuito de dividir experiências e informações com o público Marabaense e de toda a região do Pará. Abordando diversos temas, mas principalmente temas policiais, o site vem conquistando cada vez mais leitores e seguidores nas redes sociais. Hoje contamos com mais de 17k de seguidores no facebook. Dentre os assuntos abordados, podemos destacar, ocorrências policiais, vagas de emprego, saúde, politica etc..

Recent Posts

Receita alerta para falsas cobranças com nome e CPF do contribuinte

Criminosos têm utilizado nome, Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) e até endereços verdadeiros de contribuintes…

6 horas ago

Instituto criará centro especializado em energia renovável no oceano

Um projeto do Instituto Nacional de Pesquisas Oceânicas (INPO) prevê a criação do Centro Temático…

1 dia ago

Projeto contra devedor contumaz separa joio do trigo, diz secretário

No dia seguinte à operação “Poço de Lobato”, que mirou sonegação fiscal de R$ 26…

2 dias ago

Bolsa volta a bater recorde e tem maior alta em 15 meses em novembro

Em mais um dia de otimismo no mercado financeiro, a bolsa renovou o recorde histórico,…

2 dias ago

BC fecha cerco a contas-bolsão e regulamenta serviços bancários

O Banco Central (BC) deu um novo passo nesta sexta-feira (28) para restringir o uso…

2 dias ago

This website uses cookies.