Categories: MarabáNotícias

Famílias se endividam menos e estão cautelosas, diz pesquisa

Pagar as contas em dia ou pensar duas vezes antes de fazer uma nova dívida são algumas das táticas que muitos brasileiros costumam usar para impedir a inadimplência e não sujar o nome.

Uma pesquisa conduzida pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) divulgada na última quarta-feira (06) apontou que famílias brasileiras estão menos endividadas no país.

Dados do estudo mostram que houve uma diminuição para 76,1%, com uma queda de 0,6 ponto percentual em relação ao mês de dezembro do ano passado e 2 pontos percentuais no comparativo com o mesmo período em 2024.

Quer mais notícias sobre Brasil? Acesse nosso canal no WhatsApp

Entre as estratégias adotadas por milhares de pessoas, estão a diminuição de gastos e de parcelamentos. Apesar disso, o cartão de crédito continua sendo o vilão de milhares de brasileiros, atingindo 83,9% do total de devedores, valor 3% menor do que o auferido no começo de janeiro.

Pesquisa

A pesquisa também apurou se as pessoas conseguiram pagar suas dívidas. Até o mês de janeiro deste ano, pouco mais de 29% das famílias têm dívidas em atraso e 12,7% não conseguiram pagá-las.

As dívidas comprometem 30% da renda das famílias ouvidas. Apesar disso, o estudo diz que este dado é subjetivo, com pessoas que podem estar menos propensas a realizar gastos, com perspectivas mais conservadoras para o consumo.

As famílias mais vulneráveis, que são aquelas que recebem até 3 salários mínimos, representaram o único grupo pesquisado que teve aumento em suas dívidas, cujo percentual de endividamento aumentou, na comparação com janeiro de 2024 (79,2%) e 18,4% não terão como quitar suas dívidas. O estudo também percebeu que uma, a cada cinco, de todas as famílias com dívidas tem mais da metade de sua renda comprometida.

Mesmo com o resultado positivo dos índices de endividamento e inadimplência a CNC estima que o endividamento das famílias voltará a crescer durante este ano. Segundo o estudo os percentuais devem começar a subir a partir de março, fechando o ano com 77,5% das famílias brasileiras endividadas e 29,8% inadimplentes.

DOL

Zap Marabá

O Site Zap Marabá foi criado com o intuito de dividir experiências e informações com o público Marabaense e de toda a região do Pará. Abordando diversos temas, mas principalmente temas policiais, o site vem conquistando cada vez mais leitores e seguidores nas redes sociais. Hoje contamos com mais de 17k de seguidores no facebook. Dentre os assuntos abordados, podemos destacar, ocorrências policiais, vagas de emprego, saúde, politica etc..

Recent Posts

Instituto criará centro especializado em energia renovável no oceano

Um projeto do Instituto Nacional de Pesquisas Oceânicas (INPO) prevê a criação do Centro Temático…

11 horas ago

Projeto contra devedor contumaz separa joio do trigo, diz secretário

No dia seguinte à operação “Poço de Lobato”, que mirou sonegação fiscal de R$ 26…

21 horas ago

Bolsa volta a bater recorde e tem maior alta em 15 meses em novembro

Em mais um dia de otimismo no mercado financeiro, a bolsa renovou o recorde histórico,…

1 dia ago

BC fecha cerco a contas-bolsão e regulamenta serviços bancários

O Banco Central (BC) deu um novo passo nesta sexta-feira (28) para restringir o uso…

2 dias ago

Mercado reduz previsão da inflação para 4,43% este ano

A previsão do mercado financeiro para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA)…

3 dias ago

This website uses cookies.