A endometriose é uma doença crônica que acontece quando o tecido endometrial cresce fora do útero, podendo afetar órgãos como ovários, trompas de falópio, intestinos e bexiga.
Apesar de ser uma doença originalmente ginecológica, a endometriose tem sido associada a um risco aumentado de problemas cardiovasculares, como infarto e AVC.
Estudos apontam que essa relação pode ser explicada por fatores hormonais e inflamatórios, já que a doença está ligada a um estado inflamatório sistêmico e a níveis elevados de hormônios como estrogênio, o que pode afetar negativamente a saúde vascular.
Segundo especialistas, a inflamação crônica decorrente da endometriose pode levar ao desenvolvimento de placas nas artérias, aumentando a possibilidade de eventos cardiovasculares.
Quer mais notícias sobre Saúde? Acesse nosso canal no WhatsApp
Além desse fator, o estilo de vida de mulheres que têm a doença também influencia, já que sintomas como dores intensas e fadiga pode levar à redução da prática de atividades físicas e ao desenvolvimento de hábitos saudáveis, como má alimentação e aumento do estresse emocional.
Esses fatores contribuem para o crescimento do risco cardiovascular. Outro motivo também pode ser pelo uso prolongado de alguns tratamentos hormonais para controle da endometriose, o que aumenta a predisposição a problemas como hipertensão e disfunção endotelial.
Para tanto, é necessário que mulheres com endometriose consultem periodicamente o especialista e sejam acompanhadas, já que não apenas os sintomas da doença devem ser tratados, como também, a saúde cardiovascular.
Hábitos como alimentação saudável, prática de exercícios físicos ajudam na redução dos sintomas e melhoram a qualidade de vida.
VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor
IMPORTANTE: Os comentários não representam a opinião do Diário Online. Os textos escritos são de inteira responsabilidade dos autores.
Após crescer 2,5% em 2025, a economia brasileira deve avançar 1,8% em 2026, segundo projeção…
O preço dos alimentos consumidos em casa recuou 0,2% em novembro. Esse resultado é a…
O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou nesta quarta-feira (10), com restrições, a fusão…
Depois de semanas de assembleias em todo o país, trabalhadores do Sistema Petrobras aprovaram a…
O preço da hospedagem na região metropolitana de Belém subiu 178,93% no mês de novembro.…
O recuo da inflação e a desaceleração da economia fizeram o Banco Central (BC) não…
This website uses cookies.