Categories: MarabáNotícias

Entenda a relação entre endometriose e problemas no coração


A endometriose causa um série de sintomas na mulher | Foto: Reprodução

A endometriose é uma doença crônica que acontece quando o tecido endometrial cresce fora do útero, podendo afetar órgãos como ovários, trompas de falópio, intestinos e bexiga.

Apesar de ser uma doença originalmente ginecológica, a endometriose tem sido associada a um risco aumentado de problemas cardiovasculares, como infarto e AVC.

Por quais motivos essa relação tem sido associada?

Estudos apontam que essa relação pode ser explicada por fatores hormonais e inflamatórios, já que a doença está ligada a um estado inflamatório sistêmico e a níveis elevados de hormônios como estrogênio, o que pode afetar negativamente a saúde vascular.

Segundo especialistas, a inflamação crônica decorrente da endometriose pode levar ao desenvolvimento de placas nas artérias, aumentando a possibilidade de eventos cardiovasculares.

Quer mais notícias sobre Saúde? Acesse nosso canal no WhatsApp

Além desse fator, o estilo de vida de mulheres que têm a doença também influencia, já que sintomas como dores intensas e fadiga pode levar à redução da prática de atividades físicas e ao desenvolvimento de hábitos saudáveis, como má alimentação e aumento do estresse emocional.

Esses fatores contribuem para o crescimento do risco cardiovascular. Outro motivo também pode ser pelo uso prolongado de alguns tratamentos hormonais para controle da endometriose, o que aumenta a predisposição a problemas como hipertensão e disfunção endotelial.

Para tanto, é necessário que mulheres com endometriose consultem periodicamente o especialista e sejam acompanhadas, já que não apenas os sintomas da doença devem ser tratados, como também, a saúde cardiovascular.

Hábitos como alimentação saudável, prática de exercícios físicos ajudam na redução dos sintomas e melhoram a qualidade de vida.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

IMPORTANTE: Os comentários não representam a opinião do Diário Online. Os textos escritos são de inteira responsabilidade dos autores.

DOL

Zap Marabá

O Site Zap Marabá foi criado com o intuito de dividir experiências e informações com o público Marabaense e de toda a região do Pará. Abordando diversos temas, mas principalmente temas policiais, o site vem conquistando cada vez mais leitores e seguidores nas redes sociais. Hoje contamos com mais de 17k de seguidores no facebook. Dentre os assuntos abordados, podemos destacar, ocorrências policiais, vagas de emprego, saúde, politica etc..

Recent Posts

CNI projeta crescimento do PIB de 1,8% em 2026

Após crescer 2,5% em 2025, a economia brasileira deve avançar 1,8% em 2026, segundo projeção…

8 horas ago

Inflação da comida em casa cai 0,2% em novembro, sexto recuo seguido

O preço dos alimentos consumidos em casa recuou 0,2% em novembro. Esse resultado é a…

19 horas ago

Cade aprova fusão entre Petz e Cobasi com restrições

O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou nesta quarta-feira (10), com restrições, a fusão…

1 dia ago

Petroleiros aprovam greve nacional a partir de segunda-feira

Depois de semanas de assembleias em todo o país, trabalhadores do Sistema Petrobras aprovaram a…

2 dias ago

Preço da hospedagem em Belém quase triplicou em novembro, diz IBGE

O preço da hospedagem na região metropolitana de Belém subiu 178,93% no mês de novembro.…

2 dias ago

BC mantém juros básicos em 15% ao ano pela quarta vez seguida

O recuo da inflação e a desaceleração da economia fizeram o Banco Central (BC) não…

3 dias ago

This website uses cookies.