Casal é condenado a dois anos de prisão por manter mulher em condição de escravidão por 30 anos

Um casal de comerciantes foi condenado pela Justiça Federal a dois anos de prisão, convertidos em penas restritivas de direitos, por manter uma mulher em condições análogas à escravidão por mais de 30 anos em São Paulo. A condenação se refere ao período entre outubro de 1991 e julho de 2022, durante o qual a vítima, atualmente com mais de 60 anos, trabalhou sem receber salário, sem direitos trabalhistas e sofreu agressões na residência dos réus, localizada no Brás.

Inicialmente, a pena prevista era de dois anos de reclusão e multa, mas foi substituída por medidas alternativas que incluem o pagamento de dois salários mínimos e prestação de serviços à comunidade. A legislação brasileira prevê penas para o crime de redução à condição análoga à escravidão que variam entre 2 a 8 anos.

O Tribunal Regional Federal da 3ª Região reformou uma sentença anterior que havia absolvido Maria Sidronia Chaves de Oliveira e José Enildo Alves de Oliveira, reconhecendo que ambos submeteram a mulher a condições degradantes, jornadas exaustivas e restrição de liberdade. Em depoimento, os réus negaram as acusações e afirmaram que consideravam a mulher como parte da família.

De acordo com o processo, a vítima foi levada para a casa do casal em 1991, prometendo um salário mínimo mensal, mas após o primeiro mês, não recebeu mais pagamentos. Ela trabalhou em jornadas que variavam das 7h às 23h ou até meia-noite, sem férias ou descanso. Além disso, testemunhas relataram que ela era frequentemente agredida verbalmente e fisicamente pelos patrões.

Tentativas anteriores da vítima para deixar a situação foram frustradas pela negativa da patroa em fornecer referências adequadas para novos empregos. Em 2014, uma denúncia anônima levou à intervenção do Ministério Público do Trabalho, mas um Termo de Ajustamento de Conduta assinado pelo casal não foi cumprido. A vítima foi finalmente resgatada em julho de 2022 após buscar ajuda em um Núcleo de Proteção Jurídico Social

Por: O liberal

Relacionado

Portal Tailândia

Zap Marabá

O Site Zap Marabá foi criado com o intuito de dividir experiências e informações com o público Marabaense e de toda a região do Pará. Abordando diversos temas, mas principalmente temas policiais, o site vem conquistando cada vez mais leitores e seguidores nas redes sociais. Hoje contamos com mais de 17k de seguidores no facebook. Dentre os assuntos abordados, podemos destacar, ocorrências policiais, vagas de emprego, saúde, politica etc..

Recent Posts

BC fecha cerco a contas-bolsão e regulamenta serviços bancários

O Banco Central (BC) deu um novo passo nesta sexta-feira (28) para restringir o uso…

7 horas ago

Mercado reduz previsão da inflação para 4,43% este ano

A previsão do mercado financeiro para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA)…

1 dia ago

Pagamento por aproximação passa a ser usado no Metrô de São Paulo

A partir desta segunda-feira (1º), o pagamento da tarifa do Metrô em São Paulo poderá…

2 dias ago

Rio sedia 1ª Cúpula Popular do Brics para debater Sul Global

Começou nesta segunda-feira (1º). no Armazém da Utopia, no centro do Rio de Janeiro, a 1ª…

2 dias ago

Semana de Economia Brasileira resgata avanços dos últimos 40 anos

A 1ª Semana da Economia Brasileira reúne no Rio de Janeiro, a partir desta segunda-feira…

3 dias ago

This website uses cookies.