Trata-se de uma reação do governo à onda de notícias falsas que circulam em torno do Pix, com mentiras como a de que o governo passaria a taxar as transações feitas com o instrumento.
Esse movimento foi provocado por causa de uma instrução normativa da Receita Federal que passou a vigorar neste ano.
Pix: governo recua e revoga norma da Receita Federal sobre movimentações financeiras
Segundo Haddad, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está para assinar o texto da MP, que foi fechado nesta tarde.
A Medida Provisória reforça os princípios tanto da não oneração da gratuidade do uso do Pix quanto de todas as cláusulas de sigilo bancário em torno do Pix, que foram dois objetos de exploração por parte dessas pessoas que estão, na nossa opinião, cometendo um crime, porque quando você desacredita um instrumento público, você está cometendo um crime”, afirmou o ministro, em pronunciamento no Palácio do Planalto.
Haddad disse ainda que recebeu relatos de pessoas que chegaram a receber boletos em casa com a logomarca da Receita Federal, o que estaria prejudicando a economia popular.
“A Medida Provisória reforça esses dois princípios e, praticamente, equipara o pagamento em Pix ao pagamento em dinheiro. O que isso significa? Que essas práticas que estão sendo utilizadas hoje, com base na fake news, de cobrar a mais por aquilo que é pago em Pix, na comparação com em dinheiro, estão vedadas”, completou o ministro.
Por: InfoMoney, com Estadão Conteúdo
Aluno se vestiu como o governador Helder Barbalho. | Reprodução / TwitterSeja na escola ou…
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse nesta quarta-feira (12) que a determinação do presidente…
O desafio agora é garantir que GTA 6 Online não seja apenas uma versão expandida…
Papa Francisco permanece internado em Roma. | Reprodução / Instagram / @FranciscusO Papa Francisco permanece…
Nota técnica publicada nesta quarta-feira (12) pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) avalia que…
Galo Elétrico acredita ué não será rebaixado e que o resultado do TJD-PA prevalecerá |…
This website uses cookies.