Em Belém, a nova Estação Cidadania São Brás começou o atendimento ao público em outubro deste ano. O espaço fica no novo Memorial Magalhães Barata, conhecido como “Chapéu do Barata”, no bairro de São Brás, que foi requalificado e entregue à população, resultado de R$ 3,5 milhões investidos.
A estação, que fica localizada em frente ao Terminal Rodoviário de Belém, foi fruto dos investimentos destinados à preparação para a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças do Clima (COP 30).
“Desde que entramos na Estação Cidadania fomos muito bem acolhidas. Um espaço como esse, que reúne diferentes serviços, localizado em locais estratégicos, facilita o acesso da população a órgãos fundamentais e oferece um atendimento bem direcionado às necessidades de cada um”, garantiu a estudante Alzinei Cordeiro, que aprovou o atendimento e a estrutura oferecidos pela Estação Cidadania localizada na Praça da Leitura, em Belém, quando levou a sogra para ser atendida, na última segunda-feira (23).
As Estações Cidadania já se consolidaram como um espaço estratégico na promoção da inclusão social e no fortalecimento da cidadania, em várias regiões do Pará. Em 2024, as 11 unidades que funcionam nos municípios de Belém, Ananindeua, Marabá, Santarém, Tucuruí, Itaituba e Parauapebas, coordenadas pela Secretaria de Estado de Planejamento e Administração (Seplad), registram mais de 592 mil atendimentos.
“Espaços como as Estações Cidadania descentralizam os atendimentos de órgãos estaduais da capital, proporcionando aos cidadãos um ponto de fácil acesso a diversos serviços. Atualmente, nós contamos com 11 unidades da Estação Cidadania em funcionamento, seis na Região Metropolitana de Belém e cinco no interior”, informou Kleber Lara, coordenador-geral das Estações Cidadania.
Entre os muitos serviços oferecidos à população estão emissão de RG (carteira de identidade); consulta de restituição de IRPF (imposto de renda); recepção de processos; retirada de documento CRV, CRLV e digital; análise de processos; seguro desemprego; emissão de CTPS digital (carteira de trabalho); cadastro de emprego; consulta processual e orientação e proteção aos direitos do consumidor.
Quer ver mais notícias do Pará? Acesse nosso canal no WhatsApp
Ainda neste ano, as Estações Cidadania atingiram as seguintes marcas: 325.637 atendimentos na Região Metropolitana de Belém; 136.874 na Região de Integração Carajás, nas unidades de Parauapebas e Marabá; 85.565 na Região de Integração Baixo Amazonas, em Santarém; 12.488 na Região de Integração Lago de Tucuruí, e 31.466 atendimentos na Região de Integração Tapajós, na unidade de Itaituba. As unidades com os maiores percentuais de atendimentos registrados, até o momento, são as que funcionam nos shoppings Metrópole (em Ananindeua) e Pátio Belém, e as de Santarém e Marabá.
Imagem: Raphael Luz/Agência Pará
Imagem: Raphael Luz/Agência Pará
O Sábado de Aleluia é uma data significativa dentro do calendário cristão, especialmente na tradição…
O Boxing Day é uma das maiores tradições do futebol inglês. | Divulgação/Premier LeagueO Boxing…
A paraense Erica Patrícia Gonçalves, de 35 anos, foi morta a tiros dentro de sua…
As operadoras de cartões de crédito e instituições de pagamento que movimentam recursos financeiros devem…
Uma procissão de aproximadamente 4,7 quilômetros será realizada, momento em que os participantes usam as…
Após receber quatro denúncias por meio do Disque-Denúncia, a Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE)…
This website uses cookies.