Manter a história viva e lembrada é uma das funções da arte, incluindo o cinema. Contar histórias e gerar uma identificação no público pode ser considerado um sucesso para quem se emociona com as produções.
Casa de Retratos, documentário dirigido por Carlos Bandeira, transporta o público para um mergulho nas memórias afetivas da Amazônia, revisitando a tradição das fotografias pintadas que marcaram gerações entre as décadas de 1970 e 1990.
O documentário foi produzido pela Bandeira Filmes, em parceria com a Formiga de Fogo Filmes, e foi viabilizado com recursos da Lei Paulo Gustavo, no município de Santarém, oeste do Pará.
Disponível no canal do YouTube da Formiga de Fogo Filmes, o curta-metragem resgata o valor histórico e emocional dessas imagens que se tornaram símbolos de identidade e criatividade em um período de limitações tecnológicas.
As fotografias pintadas surgiram como uma solução para a ausência de impressão colorida na região. Antes da popularização da fotografia colorida, o trabalho artesanal de pintar as imagens à mão era uma das poucas alternativas para eternizar momentos importantes.
O diretor Carlos Bandeira revela que sua inspiração para o documentário veio de uma vivência pessoal. “Quis resgatar essa forma de retratar, especialmente para as novas gerações, que talvez não conheçam o processo de criação dessas imagens coloridas, e relembrar às mais velhas a importância desses objetos. Esse tipo de fotografia foi uma solução criativa para superar as limitações técnicas da época, que carrega um forte valor sentimental e artístico”, comenta.
Quer mais notícias de Santarém? Acesse nosso canal no WhatsApp
Ao longo do curta, a produção visita diferentes áreas de Santarém, Belterra e comunidades próximas, como Boa Esperança e Garrafão, destacando relatos emocionantes de moradores que ainda guardam essas imagens com carinho. As histórias compartilhadas mostram como essas fotografias se tornaram parte essencial das memórias e tradições locais.
Mais do que um registro histórico, Casa de Retratos celebra a relação entre arte e afeto, preservando as vivências culturais de Santarém e do Pará no contexto da Amazônia.
O reforço na fiscalização de transferências via Pix e cartão de crédito não significa a…
Uma mulher identificada como Edilene Silva de Jesus, de 56 anos, foi encontrada morta na…
Esta é a primeira vez que uma partida da Supercopa acontece na região Norte |…
Estudo feito pelo Fórum Econômico Mundial em 55 países estima que as novas tecnologias elevarão,…
Um policial da Força Nacional, identificado como Jonhito Alberto Magalhães Silva, foi atingido com um…
Viralizou na internet um vídeo que mostra três mulheres sendo forçadas a ter seus cabelos cortados e…
This website uses cookies.