Alerta da SBIm sobre Baixa Procura pela Vacina Contra Dengue em Meio a Crescente Casos da Doença

A Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) emitiu um alerta nesta sexta-feira (24) sobre a baixa procura pela vacina contra a dengue. O imunizante está disponível para um grupo restrito de pessoas em 1,9 mil cidades onde a doença é mais frequente. Apenas metade das doses distribuídas pelo Ministério da Saúde para estados e municípios foi aplicada.

De acordo com a pasta, de 2024 até 20 de janeiro de 2025, foram distribuídas 6.370.966 doses. A Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS) indica que 3.205.625 foram aplicadas até o momento.

Em 2024, o Brasil registrou um número recorde de casos de dengue: 6.629.595 casos prováveis e 6.103 mortes. Estão ainda em investigação 761 óbitos. Os dados fazem parte do painel de monitoramento do Ministério da Saúde e trazem informações até 28 de dezembro de 2024. Em 2025, são registrados 101.485 casos prováveis e 15 mortes confirmadas.

A vacina

A vacina contra a dengue, Qdenga, produzida pelo laboratório japonês Takeda Pharma e aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), começou a ser distribuída no país em fevereiro de 2024.

Devido à capacidade limitada do fabricante, a quantidade de doses adquiridas pelo governo brasileiro foi restrita ao público-alvo de crianças de 10 a 14 anos, faixa etária que concentra o maior número de hospitalizações por dengue, após pessoas idosas, grupo para o qual a vacina não foi liberada pela Anvisa.

A Qdenga é aplicada em duas doses com intervalo de 90 dias.

A presidente da SBIm, Mônica Levi, destaca que o Brasil foi o primeiro país a oferecer a vacina contra a dengue na rede pública. No entanto, lamenta o que classifica como “baixa procura”. Ela ressalta que a Qdenga é um imunizante seguro e eficaz.

“Qualquer vacina para ser aprovada e licenciada no país passa por uma série de critérios rigorosos, e essa vacina Qdenga, do laboratório Takeda, foi aprovada no Brasil, na Europa, na Argentina e em vários países da Ásia”, afirmou.

Ela reforça o benefício de completar o ciclo com as duas aplicações: “A segunda dose é responsável, principalmente, pela proteção de mais longa duração, que pode ser superior a quatro anos e meio”, explica.

Mônica Levi orienta que quem perdeu o prazo de 90 dias pode tomar a dose adicional normalmente. A cidade do Rio de Janeiro, por exemplo, convocou crianças e adolescentes para receberem essa dose adicional.

“Se houver atraso no esquema vacinal, a primeira dose continua válida; nunca deve-se recomeçar. A dose aplicada é contabilizada no nosso sistema imunológico e não há prejuízo em alargar o intervalo entre as doses. No entanto, sempre recomendamos seguir o esquema recomendado sempre que possível”, completa.

O Instituto Butantan, ligado ao governo de São Paulo, anunciou no último dia 22 o início da produção dos imunizantes contra a dengue. A vacina se chamará Butantan-DV, mas ainda precisa da aprovação da Anvisa. A ministra da Saúde, Nísia Trindade, não acredita que o país terá vacinação em massa em 2025.

Prevenção e monitoramento

O alerta da sociedade médica acompanha ações recentes de prevenção e monitoramento do Ministério da Saúde e chega em um momento preocupante devido à detecção do sorotipo 3 (DENV-3) do vírus da dengue. Esse tipo não circula predominantemente no país desde 2008 e grande parte da população está suscetível ao DENV-3.

Procurado, o Ministério da Saúde explicou que a lista dos 1.921 municípios que receberam a Qdenga foi elaborada em conjunto com o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), levando em conta estados e municípios.

“As vacinas são destinadas a regiões com municípios grandes onde houve alta transmissão nos últimos dez anos e uma população residente igual ou maior que 100 mil habitantes, considerando também altas taxas nos últimos meses”, apontou a pasta.

O ministério afirma que a baixa disponibilidade para aquisição do imunizante faz com que a vacinação não seja a principal estratégia do governo contra a dengue; por isso é mantida uma forte ênfase na prevenção.

O órgão destaca que lançou o Plano de Ação para Redução da Dengue e Outras Arboviroses (doenças transmitidas por insetos como mosquitos), em parceria com estados, municípios e organizações.

A iniciativa prevê intensificação do controle vetorial do Aedes aegypti, mosquito transmissor da doença, utilizando tecnologias como o método Wolbachia; Estações Disseminadoras de Larvicidas (EDLs) em áreas difíceis; além da Técnica do Inseto Estéril por Irradiação (TIE-Irradiado) em aldeias indígenas; assim como borrifação residual em imóveis públicos com grande circulação de pessoas.

O ministério lembra ainda que instalou no último dia 9 o Centro de Operações de Emergência em Saúde (COE) para ampliar o monitoramento das arboviroses.

Fonte: Agência Brasil

Plantão24horas

Zap Marabá

O Site Zap Marabá foi criado com o intuito de dividir experiências e informações com o público Marabaense e de toda a região do Pará. Abordando diversos temas, mas principalmente temas policiais, o site vem conquistando cada vez mais leitores e seguidores nas redes sociais. Hoje contamos com mais de 17k de seguidores no facebook. Dentre os assuntos abordados, podemos destacar, ocorrências policiais, vagas de emprego, saúde, politica etc..

Recent Posts

Tem Jogo no DOL e na Clube: ouça Paysandu x Águia de Marabá

Quem é o favorito? | Rádio Clube do ParáPaysandu x Águia de Marabá se enfrentam…

4 horas ago

Entenda a guerra de tarifas de Trump e consequências para Brasil

A medida do governo dos Estados Unidos (EUA) de impor tarifas a todos os parceiros comerciais,…

6 horas ago

Alepa quer explicações de Daniel sobre caos na saúde em Ananindeua

O caos instaurado na saúde de Ananindeua tem afetado a população e preocupado autoridades. Com…

10 horas ago

Ana Castela se revolta e solta palavrão em show; veja o vídeo

Encontro aconteceu na 49ª Festa do Peão de Boiadeiro de Colorado, no Paraná | (Tomzé…

16 horas ago

Gás natural para a indústria é um dos mais caros do mundo, diz CNI

O preço do gás natural que chega às indústrias brasileiras tem sido, em média, de…

17 horas ago

Endrick faz golaço e Real Madrid vai à final da Copa do Rei

Real Madrid e Real Sociedad empataram por 4 a 4 nesta terça-feira (1), em jogaço…

22 horas ago

This website uses cookies.