Categories: MarabáNotícias

Ronco causa irritabilidade e fadiga e acomete 40% no Brasil

Uma publicação recente da Biblioteca Virtual em Saúde do Ministério da Saúde (BVSMS) destaca que o sono é essencial para o bem-estar físico, mental e social dos seres humanos. Apesar disso, uma condição acomete uma porcentagem relevante de brasileiros e, por vezes, compromete um sono de qualidade: o ronco.

O fenômeno afeta milhões de pessoas em todo o mundo, ocorrendo em cerca de 44% dos homens e 28% das mulheres na população adulta entre 30 e 60 anos, conforme dados compartilhados pelo Instituto de Otorrinolaringologia e Medicina do Sono (Inof). No Brasil, 40% da população adulta ronca, segundo indicativos da Associação Brasileira do Sono.

Para o especialista e dentista Fernando Costa Jr. os altos índices são alarmantes. “Na nossa experiência clínica, constatamos que, entre os pacientes que nos procuram com esse problema, 28% são mulheres, o que reflete a média encontrada nos estudos”, afirma.

Veja também:

Costa Jr. está à frente de uma clínica odontológica localizada no Paraíso, em São Paulo (SP) que realiza mais de 70 tratamentos odontológicos, sendo todos realizados com laser, uma tecnologia reconhecida mundialmente como referência, com foco em ronco e apneia, clareamento dental e limpeza.

CAUSA DO RONCO

O especialista explica que a principal causa do ronco está na região posterior da garganta, especificamente na orofaringe, onde se encontra o palato mole. “Essa estrutura, junto com a úvula (a “campainha”), tende a ficar flácida com o tempo. Quando o ar passa por essa área, provoca vibração, gerando o som do ronco”, detalha.

De acordo com Costa Jr. o diagnóstico de ronco frequentemente é feito por terceiros, como parceiros, cônjuges ou até amigos, que notam o barulho. “Às vezes, o próprio paciente percebe que não está dormindo bem e busca ajuda. Muitos chegam até nós já sabendo que têm o problema, geralmente porque alguém comentou ou por constrangimentos em situações sociais, como viagens ou encontros”, explica.

O dentista conta que, na clínica, são utilizados aplicativos específicos para monitorar o ronco. “Esses aplicativos avaliam a frequência e a intensidade do som durante a noite, permitindo identificar se o ronco é baixo, médio ou alto. O ronco alto é o mais perturbador e geralmente o principal motivo de preocupação”.

Condição pode afetar relacionamentos

Costa Jr. destaca que o barulho do ronco não afeta apenas a pessoa que convive com esse problema, mas também o parceiro que, muitas vezes, sofre com a interrupção do sono. “Esse fenômeno é conhecido como ‘roncador passivo’, em que a convivência com o som pode gerar consequências como irritabilidade e fadiga”.

Além disso, prossegue, relatos de casais dormindo em quartos separados são comuns, o que pode gerar distanciamento emocional. “Em casos extremos, o ronco excessivo tem até levado à separação judicial. Assim, o impacto do ronco vai muito além da saúde física, afetando diretamente o bem-estar e a harmonia do relacionamento”, afirma.

Tratamentos modernos disponíveis

Uma série de tratamentos e tecnologias são utilizados para tratar o ronco atualmente, o dentista evidencia alguns:

  • Procedimentos cirúrgicos: Uvulopalatofaringoplastia (UPFP): remove parte do palato mole e úvula, mas tem pós-operatório difícil e alto índice de recidiva.
  • Cirurgia bucomaxilofacial: avança a mandíbula e maxila para abrir espaço na garganta. É invasiva, mas eficaz em alguns casos; Aparelhos de avanço mandibular: Dispositivos que reposicionam a mandíbula para melhorar a passagem do ar. Apesar de menos invasivos, podem ser desconfortáveis e causar efeitos colaterais, como dores na articulação temporomandibular (ATM)
  • CPAP (Pressão Positiva Contínua nas Vias Aéreas): Máscara que injeta ar com pressão, mantendo a garganta aberta. É eficaz, mas pode ser desconfortável para uso prolongado;
  • Aplicação não cirúrgica a laser: Tecnologia moderna, não invasiva e indolor, usada na clínica Beauty Smile. O laser atua no palato mole, promovendo retração do tecido e aumento do espaço para passagem do ar, sem necessidade de cirurgia ou uso de aparelhos.

Protocolo com laser

Costa Jr. ressalta que, dentre os tratamentos existentes, o uso do Laser ganha destaque. O dispositivo utiliza comprimentos de onda específicos, como o Erbium e o neodímio, e um pulso patenteado para promover a contração de tecidos e formação de colágeno.

“Essa abordagem permite tratar o ronco ao reduzir a flacidez do palato mole. O resultado é um aumento significativo do espaço para passagem do ar, diminuindo a vibração e, consequentemente, o som do ronco”, diz o dentista.

Segundo o especialista, a Beauty Smile tem registrado resultados positivos com o protocolo com laser. “Em 50% dos casos, eliminamos completamente o ronco. Nos outros 50%, reduzimos significativamente a intensidade do som, transformando roncos altos em médios ou baixos, o que já representa um ganho para o paciente e seu convívio social”, reporta.

Para mais informações, basta acessar:https://www.beautysmile.com.br/

DOL

Zap Marabá

O Site Zap Marabá foi criado com o intuito de dividir experiências e informações com o público Marabaense e de toda a região do Pará. Abordando diversos temas, mas principalmente temas policiais, o site vem conquistando cada vez mais leitores e seguidores nas redes sociais. Hoje contamos com mais de 17k de seguidores no facebook. Dentre os assuntos abordados, podemos destacar, ocorrências policiais, vagas de emprego, saúde, politica etc..

Recent Posts

Em Marabá, ‘Bebês Noéis’ encantam no ensaio fotográfico no Hospital Regional

A magia do Natal chegou mais cedo à Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal do…

2 horas ago

Motorista idoso colide com posto de saúde em Tailândia

Um carro desgovernado atingiu o Centro de Saúde Ignácio Koury Gabriel na tarde desta quinta-feira…

2 horas ago

Richarlison e noiva anunciam sexo do primeiro filho

Os dois fizeram um chá revelação para anunciar o sexo do bebê. | (Foto: Reprodução/Instagram)O…

3 horas ago

Produtos da ceia de Natal têm diferenças de quase 190% em São Paulo

Diferença de até 188% nos preços dos produtos mais comuns da ceia de Natal foi…

4 horas ago

MPF pede suspensão imediata de permissões para mineração na APA do Tapajós não autorizadas pelo ICMBio

O Ministério Público Federal (MPF) ajuizou, nesta quarta-feira (18), uma ação civil pública com pedido…

7 horas ago

Bombeiros intensificam buscas de idosa com alzheimer desaparecida em Tailândia

A família de Luzanira Conceição Lima da Silva, de 80 anos, passa por momentos de aflição…

7 horas ago

This website uses cookies.