MPF Denuncia Seis Pessoas por Extração Ilegal de Cobre em Ourilândia do Norte

O Ministério Público Federal (MPF) denunciou à Justiça Federal, nesta segunda-feira (16), seis pessoas acusadas de integrar uma organização criminosa voltada para a extração ilegal de minério de cobre em Ourilândia do Norte, no sudeste do Pará. As investigações apontam que, em apenas sete meses, o grupo movimentou mais de R$ 1 milhão com a venda do cobre extraído ilegalmente.

A denúncia detalha a atuação do grupo entre 2018 e 2020, incluindo a prática de usurpação de matéria-prima da União, extração ilegal de recursos minerais, organização criminosa, posse ilegal de explosivos e lavagem de dinheiro. Segundo a investigação, a organização atuava de forma estruturada, com divisão de tarefas para a extração do cobre em uma fazenda e para a comercialização ilegal do minério.

As investigações começaram em 17 de janeiro de 2020, após a prisão em flagrante, pela Polícia Federal (PF), de uma das acusadas em um garimpo ilegal na propriedade. No local, agentes federais encontraram explosivos, equipamentos de mineração e grande quantidade de minério de cobre já extraído.

Também foram apreendidos caminhões, materiais de construção, documentos e o celular de uma das pessoas envolvidas. A análise de documentos e do celular apreendido revelou o envolvimento de cada um dos denunciados.

**Estruturação do grupo:** Alguns eram responsáveis por gerenciar o garimpo, realizar pagamentos e controlar o transporte do minério. Outra parte do grupo trabalhava no recebimento dos valores da venda do minério por meio de contas bancárias de empresas próprias para ocultar a origem do dinheiro.

Além disso, foram identificadas pessoas que auxiliavam na administração e em outras atividades ligadas à operação ilegal.

Os acusados são suspeitos de usar diversas contas bancárias para dissimular a origem dos recursos e foram identificadas movimentações bancárias superiores a R$ 95 milhões no período investigado, sendo que parte desse recurso foi direcionada para familiares, inclusive menores de idade.

Fonte: MPFPA – Foto: Polícia Federal

Plantão24horas

Zap Marabá

O Site Zap Marabá foi criado com o intuito de dividir experiências e informações com o público Marabaense e de toda a região do Pará. Abordando diversos temas, mas principalmente temas policiais, o site vem conquistando cada vez mais leitores e seguidores nas redes sociais. Hoje contamos com mais de 17k de seguidores no facebook. Dentre os assuntos abordados, podemos destacar, ocorrências policiais, vagas de emprego, saúde, politica etc..

Recent Posts

EETEPA Itaituba Celebra Formatura em Diversas Áreas Técnicas

Os estudantes da Escola de Ensino Técnico (EETEPA) Itaituba, no sudoeste do Pará, celebraram a…

6 minutos ago

Boletim revela causa da internação de filho de Viih Tube

Viih Tube com os filhos, Ravi e Lua | Foto: Reprodução/Redes SociaisA influenciadora Viih Tube…

3 horas ago

Tailândia: Chef Pâtisserie Bruna Garcia eleva patamar da Adega Tai para excelência em confeitaria

A Adega Tai, conhecida por ser uma referência em qualidade e inovação em Tailândia, nordeste…

4 horas ago

Resgate Emocionante: Cadelinha é Salva de Poço no Bairro Boa Esperança

Uma cena de cortar o coração: uma cadelinha presa no fundo de um poço suplicava…

5 horas ago

PGR se manifestou pela prisão do general Walter Braga Netto

Paulo Gonet esclareceu que a prisão preventiva de Braga Netto seria uma medida capaz de…

9 horas ago

Tailândia: ‘Macarrão’ inicia entrega de títulos definitivos no Cidade de Deus e Distrito Palmares

O sonho de possuir a casa própria começa se concretizar definitivamente, nesta quinta-feira (19), para…

9 horas ago

This website uses cookies.