A pedido do Ministério Público Federal (MPF), a Justiça Federal estabeleceu, nesta terça-feira (3), uma fiança no valor de R$ 28,2 mil para a concessão de liberdade provisória a um investigado por estupro de vulnerável. O crime teria sido cometido contra um adolescente de 13 anos durante um voo entre Guarulhos (SP) e Belém (PA), na madrugada desta segunda-feira.
A audiência de custódia foi realizada em Belém pela 3ª Vara Federal Criminal da Seção Judiciária do Pará, sob a condução do juiz federal Carlos Gustavo Chada Chaves. O MPF foi representado pelo procurador da República Aldo de Campos Costa.
Justificativa da Fiança
Segundo o procurador, “o valor elevado da fiança não teve como foco prioritário a capacidade econômica do acusado, mas sim a necessidade de assegurar a vigência da norma penal diante da gravidade em abstrato da conduta, reforçar a credibilidade da justiça e demonstrar o compromisso do Judiciário com a proteção dos valores fundamentais do processo penal.”
Medidas Cautelares
Durante a audiência, o MPF também solicitou à Justiça Federal medidas cautelares adicionais para garantir a integridade do processo e a segurança das partes envolvidas. O juiz acolheu o pedido, impondo restrições como:
– Proibição de uso de transporte coletivo terrestre e aéreo.
– Recolhimento domiciliar noturno.
– Proibição de contato com a vítima e seus familiares.
– Monitoração eletrônica do acusado.
Enquanto o pagamento da fiança não for efetuado, o preso em flagrante permanecerá custodiado na Central de Custódia Provisória da Marambaia (CCP Marambaia), em Belém. De acordo com o Código de Processo Penal, a Polícia Federal (PF) tem dez dias, contados a partir da prisão, para concluir o inquérito policial. Após isso, o MPF terá cinco dias para apresentar a denúncia, caso considere viável o prosseguimento da ação penal.
Detalhes do Crime
A audiência seguiu rigorosamente os protocolos legais, incluindo a retirada das algemas do custodiado, conforme determina a Súmula Vinculante nº 11 do Supremo Tribunal Federal (STF). Durante o ato, o acusado foi informado sobre seus direitos constitucionais e optou por prestar esclarecimentos.
O suspeito foi preso pela PF assim que a aeronave pousou e foi autuado em flagrante. A vítima é um adolescente que viajava com os pais e estava sentado ao lado de desconhecidos durante o voo. Um dos passageiros teria iniciado uma conversa que evoluiu para um comportamento considerado importunação sexual; no entanto, devido à idade da vítima, a tipificação se enquadra em estupro de vulnerável.
Ainda durante o voo, o adolescente deixou seu assento e informou ao pai sobre o ocorrido, resultando em uma discussão. Para evitar agressões por parte dos outros passageiros, o suspeito precisou ser colocado dentro do banheiro até o pouso.
Após aterrissagem, por volta das 1h desta segunda-feira, plantonistas da PF entraram na aeronave para retirar o passageiro suspeito. Após a autuação, ele foi encaminhado ao sistema prisional paraense.
Com informações Polícia Federal
Em mais uma ação integrada, equipes da Base Fluvial Candiru, em Óbidos, no oeste do…
O pacote de corte de gastos aprovado pelo Congresso representa apenas a “primeira leva” de…
O prefeito Paulo Liberte Jasper ‘Macarrão', através da Prefeitura de Tailândia, nordeste do Pará, doou…
A Carreta de Luz dos Correios irá percorrerá as ruas da capital paraense neste domingo…
Na manhã deste sábado, 21 de dezembro de 2024, uma carreta tombou na descida da…
This website uses cookies to improve your experience while you navigate through the website. Out…
This website uses cookies.