De autoria do deputado federal Delegado Éder Mauro (PL/PA), a Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira,10, o projeto de lei 373/15, que cria mais um tipo de flagrante delito, o flagrante provado, que permite o uso de imagens de câmeras para configurar o delito em flagrante.
O flagrante provado ocorrerá quando o suspeito for encontrado, em até 24 horas após o fato, e reconhecido pela vítima ou por terceiro que o identifique por meio de filmagem e foto da ação criminosa.
Os acusados podem ser presos em flagrante quando a autoridade policial obtiver vídeos do crime, testemunhas que identificassem a autoria, ou confissão do réu. Para o autor, os projetos podem inibir a prática de crimes como assaltos, roubos, estupros e execuções, cometidos à vista da sociedade sem qualquer punição em flagrante.
“Não podemos aceitar que obriguem os policiais a usar as câmeras se não podem usar a filmagem e fotos para identificar bandidos e indiciá-los em flagrante“, enfatizou o federal paraense.
Éder Mauro relembra que apresentou o projeto assim que assumiu o mandato de parlamentar, em 2015, baseado na vivência como delegado, quando acompanhou vários crimes ao longo de 30 anos da segurança pública do Pará.
“Como delegado, acompanhei o caso de uma família que foi espancada e teve a filha estuprada, sendo o ato registrado pelas câmeras de segurança. Mas na audiência diante dos criminosos, a vítima desmaiou e o material não pôde ser usado como prova para colocar os bandidos na cadeia”, recordou.
Frisa que o projeto aprovado, inclusive pelos parlamentares de esquerda, está aí para socorrer a população. “Não é uma questão de direita ou esquerda, é a Polícia trabalhando e a Justiça colocando os bandidos na cadeia”, frisou.
O projeto é uma forma de criar instrumentos para os delegados conseguirem elucidar mais crimes, reforça o deputado federal Alberto Fraga (PL/DF). O texto será enviado ao Senado.
Modalidades de flagrante
Atualmente, o Código de Processo Penal prevê quatro tipos de flagrante:
• Quando o agente está cometendo a infração penal;
• Quando ele acaba de cometê-la;
• Quando ele é perseguido logo após pela autoridade, pelo ofendido ou por qualquer pessoa em situação que faça presumir ser autor da infração; ou
• Quando ele é encontrado, logo depois, com instrumentos, armas, objetos ou papéis que façam presumir ser ele o autor da infração.
Por: Roma News
Na manhã deste sábado, 21 de dezembro de 2024, a Polícia Civil cumpriu um mandado…
Treinador Pedro Chaves terá a primeira experiência na elite do Parazão | Jorge Luís Totti/PaysanduO…
No último dia 19 de dezembro de 2024, por volta das 18h50, na zona rural…
Um homem identificado com José Orlando, de 31 anos, foi morto com um golpe de…
Será lançado neste domingo (15), o documentário "Dançando Além das Fronteiras", o primeiro documentário de…
This website uses cookies.