Categories: MarabáNotícias

União discute demarcar terrenos próximos a praias em SP

A SPU (Secretaria de Patrimônio da União) realiza nesta quinta-feira (21) uma audiência pública para discutir a demarcação de terrenos de marinha nos municípios de Caraguatatuba, São Sebastião e Ubatuba, no litoral norte do estado de São Paulo.

A audiência resulta de um acordo firmado pela SPU com o MPF (Ministério Público Federal) para a identificação e o cadastramento dessas áreas nas três cidades. A SPU planeja concluir a demarcação das áreas pertencentes à União nos três municípios do litoral norte paulista até o fim de 2025.

Conteúdos relacionados:

Interessados poderão fornecer dados que subsidiem a secretaria na identificação das áreas, como fotos, mapas, plantas de imóveis e registros de cartório. Ilhabela, também no litoral norte paulista, passa pelo mesmo processo, mas está em etapa mais avançada e faz ajustes finais para a conclusão das demarcações, segundo o MPF.

Terrenos de Marinhas e a “PEC das Praias”

Terrenos de marinha são faixas de 33 metros calculadas a partir da linha de influência das marés e, que segundo uma regra federal de 1831, pertencem à União. Recentemente, a questão das áreas públicas próximas ao mar gerou um debate nacional sobre a possibilidade de privatização das praias.

A polêmica pegou carona na chamada “PEC das Praias”, uma Proposta de Emenda à Constituição relatada pelo senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) que pretende dar garantia de patrimônio a proprietários de imóveis nessas áreas.

À espera de votação na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania do Senado, a PEC não discute a privatização do acesso à praias, mas pode mudar de mãos o dinheiro do imposto cobrado pelo uso desses territórios.

Quando um terreno é considerado da União, a taxa paga é o laudêmio e a arrecadação vai para os cofres federais. Imóveis privados pagam IPTU às prefeituras. Em 2023 foram arrecadados em torno de R$ 750 milhões sobre terrenos de marinha.

Quer mais notícias de Brasil? Acesse o nosso canal no WhatsApp

Praias são um bem de uso comum e o acesso a elas é livre, garantido pelo Código Civil.

A Secretaria de Patrimônio da União não tem dados sobre a demarcação de terrenos de marinha no estado de São Paulo, embora diversos proprietários paguem impostos federais que caracterizam esse tipo de imóvel.

Estima-se cerca de 48 mil km de linhas de preamar médio ao longo da costa brasileira, dos quais cerca de 15 mil km encontram-se demarcados, em diferentes suportes e formatos, segundo o governo federal.

O governo federal também calcula que haja cerca de 2,9 milhões de imóveis nesses terrenos, sendo que apenas 565 mil estão cadastrados na SPU.

DOL

Zap Marabá

O Site Zap Marabá foi criado com o intuito de dividir experiências e informações com o público Marabaense e de toda a região do Pará. Abordando diversos temas, mas principalmente temas policiais, o site vem conquistando cada vez mais leitores e seguidores nas redes sociais. Hoje contamos com mais de 17k de seguidores no facebook. Dentre os assuntos abordados, podemos destacar, ocorrências policiais, vagas de emprego, saúde, politica etc..

Recent Posts

Polícia Militar Prende Suspeito de Furto em Itaituba

Uma guarnição da Polícia Militar foi acionada nesta terça-feira, 24 de dezembro de 2024, para…

3 horas ago

Bragança se prepara para a festa da Marujada

O município de Bragança, no nordeste do Pará, se prepara para receber mais uma edição…

4 horas ago

Mulher é Flagrada Furtando Camiseta Infantil em Itaituba

Uma mulher foi flagrada furtando uma camiseta infantil na loja Donabi, localizada na travessa João…

8 horas ago

RBATV celebra seus 36 anos mais próxima do telespectador

Nesta sexta-feira (13), a tarde foi repleta de alegria com a comunidade, embalada pelas bandas…

9 horas ago

Tragédia em Colares: Duas Pessoas Morrem Afogadas Após Carro Cair em Igarapé

Na manhã desta quarta-feira, 25 de dezembro de 2024, duas pessoas morreram afogadas após um…

12 horas ago

This website uses cookies.