Categories: MarabáNotícias

Surpreendente: “ave do terror” é achada na Colômbia


Ave do terror | Imagem: Armin Reindl/CC BY-SA 4.0.

Um grupo de cientistas estudaram, recentemente, um osso fossilizado da coxa de uma ave do terror, de cerca de 12 milhões de anos, encontrada na Colômbia. O restos do extinto pássaro foi localizado no deserto de Tatacoa, conhecido por ser rico em fósseis.

Um dos aspectos curiosos do osso é que ele pode indicar como o grande pássaro morreu. O estudo foi publicado na revista Papers in Palaeontology.

Veja também:

De acordo com os cientistas, o animal era esguio e não voava, portanto um enorme bico adaptado para caça e tendo entre 90 cm e 2,7 metros de altura. As aves do terror habitaram a América do Sul durante o Período Cenozóico (de 65,6 milhões de anos atrás até os dias atuais), com restos datando do Plio-Pleistoceno (5 milhões de anos atrás até 12 mil anos atrás) sendo vistos na América do Norte, e restos do Eoceno (56 a 33.9 milhões de anos atrás), na África.

As aves faziam parte da família Phorusrhacidae, ou forusracídeos, com 20 espécies, todas já extintas. Seus parentes mais próximos, são as seriemas (Cariama cristata).

Quer saber mais notícias do mundo? Acesse nosso canal de Whatsapp

Foi identificada no fóssil, marcas de dente que indicam ser de uma mordida de Purussaurus, um grande jacaré já extinto que chegava a ter 9 metros de comprimento e conseguia predar as aves do terror. É possível que o pássaro em questão tenha vindo a óbito graças aos ferimentos dessa mordida.

O osso tibiotarso esquerdo de uma ave do terror, como encontrado na Colômbia, o mais ao norte já achado por paleontólogos |Imagem: Degrande et al./Papers on Palaeontology

Além dos crocodilianos enormes, essas aves conviveram com primatas, preguiças-gigantes (megatérios), gliptodontes (grandes parentes dos tatus) e outros animais do Pleistoceno.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

IMPORTANTE: Os comentários não representam a opinião do Diário Online. Os textos escritos são de inteira responsabilidade dos autores.

DOL

Zap Marabá

O Site Zap Marabá foi criado com o intuito de dividir experiências e informações com o público Marabaense e de toda a região do Pará. Abordando diversos temas, mas principalmente temas policiais, o site vem conquistando cada vez mais leitores e seguidores nas redes sociais. Hoje contamos com mais de 17k de seguidores no facebook. Dentre os assuntos abordados, podemos destacar, ocorrências policiais, vagas de emprego, saúde, politica etc..

Recent Posts

Com Anitta e Beyoncé, Grammy divulga indicações; confira!

O Grammy anunciou as indicações para sua próxima edição, que ocorre em fevereiro do ano…

41 minutos ago

Dia 15 de novembro: feriado ou ponto facultativo? Entenda

Em 15 de novembro, o Brasil comemora a Proclamação da República, evento que pôs fim ao regime…

2 horas ago

Adolescente é Sequestrada e Estuprada em Novo Progresso

Dois homens capuzados de palhaço em uma motocicleta sequestraram uma menina de quatorze anos, estupraram-na…

4 horas ago

Equatorial Energia Pará é condenada a indenizar advogada por entrega de serviço precário

Um processo em tramitação na Vara do Juizado das Relações de Consumo de Santarém, oeste do…

7 horas ago

Refinaria da Petrobras vai transformar poluente em produto rentável

A Refinaria Abreu e Lima, unidade da Petrobras na cidade de Ipojuca, na região metropolitana do…

10 horas ago

Solidariedade: Borracheiro de Itaituba Pede Ajuda Após Acidente Grave

Pedro Alves Macedo, borracheiro casado e pai de três filhos, reside na Quadra 1 do…

11 horas ago

This website uses cookies.