Categories: MarabáNotícias

Sikêra Jr. é condenado à prisão por crime de homofobia

Desde 2019, a homofobia é considerada um crime de ódio e equiparada ao crime de racismo. No entanto, nem todos levam a sério e seguem cometendo crimes, a exemplo do apresentador José Siqueira Barros Júnior, conhecido como Sikêra Jr.

Durante o programa Alerta Nacional, da RedeTV!, em 2021, o apresentador amazonense disse, ao vivo: “Já pensou ter um filho viado e não poder matar?”. Na semana seguinte, ele também chamou homossexuais de “raça desgraçada” e “nojentos”, e disse que queriam “acabar com a família dos brasileiros”. As declarações foram feitas nos dias 18 e 25 de junho de 2021.

Conteúdos relacionados:

Agora, três anos depois, Sikêra Júnior foi condenado por decisão protocolada na 8ª Comarca Criminal de Manaus, por crime previsto na Lei nº 7.716/1989, que prevê punição para casos de descriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional, que desde 2019 também enquadra crimes relacionados a sexualidade e identidade de gênero.

O Ministério Público do Amazonas, na denúncia, afirmou que as declarações de Sikêra Jr. configuram “a prática de discurso de ódio e incita o medo e a intimidação contra a população LGBTQIAPN+”.

“O denunciado contribui para a negação do tratamento igualitário e respeitoso devido a essa parcela da população. Tal conduta impede a plena integração desse grupo à sociedade, reforça o estigma social e perpetua a ideia de inferioridade, além de estimular comportamentos de rejeição e hostilidade violenta”, afirmava a denúncia.

Em audiência de defesa, o apresentador chegou a afirmar que suas falas teriam sido “tiradas de contexto”, e negou a intenção de incitar violência e discriminação.

Quer mais notícias de fama? Acesse nosso canal no WhatsApp

A pena foi de 200 dias-multa e dois anos de reclusão em regime aberto. A justiça, no entanto, permitiu que a pena privativa de liberdade seja substituída por duas restritivas. Sikêra Júnior deve, então, prestar serviço à comunidade por prazos e horários estabelecidos, e não poderá deixar sua residência durante a noite, nem em dias de folga.

DOL

Zap Marabá

O Site Zap Marabá foi criado com o intuito de dividir experiências e informações com o público Marabaense e de toda a região do Pará. Abordando diversos temas, mas principalmente temas policiais, o site vem conquistando cada vez mais leitores e seguidores nas redes sociais. Hoje contamos com mais de 17k de seguidores no facebook. Dentre os assuntos abordados, podemos destacar, ocorrências policiais, vagas de emprego, saúde, politica etc..

Recent Posts

Jader Barbalho ganha homenagem do Ministério Público do Pará

O senador Jader Barbalho recebeu, nesta sexta-feira (13), o “Colar do Mérito Institucional do Ministério…

3 horas ago

Esfaqueamento em Novo Progresso: Suspeita é Detida

Na manhã deste domingo, 22 de dezembro de 2024, a polícia militar foi acionada para…

5 horas ago

Lei Orçamentária Anual será votada após recesso parlamentar

A votação do projeto da Lei Orçamentária Anual de 2025 (LOA) ficará para o próximo…

7 horas ago

ICMBio: inscrições para concurso iniciam nesta segunda-feira

O concurso ICMBio está com vagas para o cargo de Analista Administrativo e Analista Ambiental.…

8 horas ago

Confronto em Castelo de Sonhos Resulta em Morte e Apreensão de Drogas

Na noite do último sábado, 21 de dezembro de 2024, por volta das 22h, uma…

9 horas ago

Graciele Lacerda faz topless em ensaio de gestante. Veja!

Graciele Lacerda faz ensaio gestante | @gracielelacerda no InstagramAos 43 anos e grávida da primeira…

13 horas ago

This website uses cookies.