PIX Agendado Recorrente passa a valer nesta segunda-feira; veja como funciona

O PIX Agendado Recorrente passa a ser um serviço obrigatório para todas as instituições financeiras nesta segunda-feira (28), seguindo as regras definidas pelo Banco Central do Brasil (BC).

Essa nova modalidade do PIX permite que qualquer pessoa agende pagamentos de mesmo valor de forma recorrente, para cair na conta do recebedor sempre no mesmo dia de cada mês. Funciona, por exemplo, para quem paga aluguel diretamente para outra pessoa física e quer automatizar os pagamentos mensais.

O pagamento para outros profissionais autônomos, que recebam como pessoa física ou por meio de CNPJ, também pode ser cadastrado no agendamento recorrente do PIX, como terapeuta, diarista, personal trainer e professor de música, por exemplo.

Além da recorrência no pagamento para serviços, a modalidade também permite o agendamento para outras situações, como mesadas para os filhos.

O PIX Agendado já era permitido pelo BC, mas de forma facultativa — ou seja, os bancos não eram obrigados a oferecer o serviço. Agora, qualquer instituição deve oferecer.

Como funciona o PIX Agendado Recorrente

No PIX Agendado Recorrente, cabe ao próprio usuário pagador fornecer as informações de pagamento na hora de cadastrar a recorrência.

Assim, é importante ter atenção:

  • à chave PIX cadastrada
  • aos dados da pessoa ou CNPJ a receber os valores
  • ao valor cadastrado para a recorrência
  • à data escolhida para que os pagamentos sejam feitos

A checagem de todos esses dados antes de concluir o cadastramento do PIX Agendado Recorrente diminui as chances de erro e outros problemas com os pagamentos.

Essa modalidade funciona de forma um pouco diferente do que será o PIX Automático — previsto pelo BC para 16 de junho de 2025.

O PIX Automático também será usado em cobranças recorrentes, mas apenas com pagamentos vinculados à CNPJs para serviços como contas de água e luz, mensalidades escolares, condomínios e parcelamento de empréstimos, por exemplo — como hoje já acontece no débito automático.

Diferentemente do PIX Agendado Recorrente, no PIX Automático é a própria empresa quem fornecerá os dados para a cobrança recorrente e caberá ao cliente autorizar os pagamentos, por meio de celular ou computador.

Por: G1

Relacionado

Portal Tailândia

Zap Marabá

O Site Zap Marabá foi criado com o intuito de dividir experiências e informações com o público Marabaense e de toda a região do Pará. Abordando diversos temas, mas principalmente temas policiais, o site vem conquistando cada vez mais leitores e seguidores nas redes sociais. Hoje contamos com mais de 17k de seguidores no facebook. Dentre os assuntos abordados, podemos destacar, ocorrências policiais, vagas de emprego, saúde, politica etc..

Recent Posts

Nunes derrota Boulos e é reeleito prefeito de SP

O prefeito Ricardo Nunes (MDB), 56, derrotou Guilherme Boulos (PSOL), 42, no segundo turno da…

28 minutos ago

Flavio Muniz Palestrante de Vendas: Motivação, Inteligência Artificial e Fidelização para Aumentar Resultados

O sucesso em vendas depende não só das habilidades do vendedor, mas também do conhecimento…

2 horas ago

Filho de Chrystian diz que viúva escondeu bens do pai

(Reprodução/Instagram)A disputa pela herança de Chrystian, ex-integrante da dupla sertaneja Chrystian & Ralf, ganhou um…

6 horas ago

Operação Conjunta Apreende 12 Motocicletas com Indícios de Fraude em Uruará, no Pará

Em uma operação conjunta de combate a fraudes veiculares realizada nesta quinta-feira, 31 de outubro…

7 horas ago

Polícia prende andarilho suspeito de matar 10 pessoas em Goiás

Um andarilho suspeito de matar 10 pessoas foi preso em Luziânia, no Entorno do Distrito…

8 horas ago

Tebet: momento é de cortar gastos em políticas públicas ineficientes

A ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, afirmou, nesta segunda-feira (28), em São Paulo,…

10 horas ago

This website uses cookies.