A operação de retirada de atividades não permitidas em terras indígenas já vinha sendo preparada desde 2021, mas só neste ano foi iniciada. Foi montada uma força-tarefa, envolvendo vinte e um ministérios, as forças federais de segurança pública, agências nacionais, o Ibama e o Exército, para percorrer as terras indígenas e identificar essas atividades; retirar pessoas, equipamentos e materiais que ofereçam qualquer ameaça ao modo de vida, cultura, manutenção e à saúde dos povos indígenas.
A operação acontece nos estados do Maranhão, Rondônia, Roraima e Pará. Das quatro terras indígenas incluídas, duas já foram visitadas. Nesta fase, a operação entra na terra indígena Munduruku, entre os municípios de Itaituba e Jacareacanga, chegando à divisa com o estado do Amazonas.
No Pará, quatro terras indígenas estão incluídas na operação: Apyterewa, Trincheira, Munduruku e Kayapó. As duas primeiras já receberam a operação, que inicia neste sábado na terra indígena Munduruku e em seguida entra na TI Kayapó.
A última reunião de alinhamento aconteceu no quartel do 53º Batalhão de Infantaria de Selva, uma das organizações do Exército que está dando maior apoio tático e operacional, com grande efetivo de pessoal e mais de vinte viaturas, entre caminhões, caminhonetes e veículos de apoio, somando-se às mais de vinte viaturas disponibilizadas, além de um helicóptero do Ibama.
O secretário de Direito Territorial do Ministério dos Povos Indígenas, Marcos Kangang, enfatiza que a operação tem um objetivo social, mas também destaca que no curso das ações qualquer irregularidade observada será combatida de acordo com o planejamento, inclusive a possível conivência de lideranças indígenas com as atividades ilegais no território.
Fonte: Plantão 24horas News -Jornalista Mauro Torres
O beato Carlo Acutis, conhecido também como santo influencer, será canonizado no Jubileu dos Adolescentes,…
Uma tentativa de homicídio contra uma técnica de enfermagem está sendo investigada pela Polícia Civil…
Um homem suspeito de envolvimento em um esquema interestadual de estelionato virtual, lavagem de dinheiro…
A SPU (Secretaria de Patrimônio da União) realiza nesta quinta-feira (21) uma audiência pública para…
A Caixa Econômica Federal paga terça-feira (19) a parcela de novembro do novo Bolsa Família…
O artigo a seguir tem como objetivo apresentar motivos pelos quais o futebol internacional tem…
This website uses cookies.