O que surgiu primeiro: o ovo ou a galinha? Finalmente, a ciência descobriu a resposta para o dilema

Investigadores da Universidade de Genebra (Unige), na Suíça, descobriram a resposta de uma das perguntas mais emblemáticas da humanidade: quem veio primeiro, o ovo ou a galinha? Segundo os pesquisadores, a resposta é o ovo.

Eles descobriram um organismo unicelular capaz de formar estruturas muito semelhantes aos embriões, chamado de Chromosfera perkinsii, que foi encontrado em sedimentos marinhos no Havai em 2017, porém está presente na Terra há mais de mil milhões de anos, muito antes de surgirem os primeiros animais. 

Os especialistas observaram que quando a célula que forma a C. perkinsii atinge o seu tamanho máximo, ela divide-se, mas mantém sempre a sua dimensão original, formando colónias multicelulares que se assemelham ao desenvolvimento embrionário dos animais.

Estas colónias persistem durante cerca de um terço do ciclo de vida daquele organismo e compreendem pelo menos dois tipos diferentes de células, um fenómeno que os investigadores definem como surpreendente para aquela forma de vida. 

“É uma espécie unicelular, mas o seu comportamento mostra que nela já estão presentes processos de coordenação e diferenciação multicelular, muito antes de os animais aparecerem na Terra”, destacou a professora de bioquímica Omaya Dudin, que liderou o estudo. 

Os cientistas da equipe da Unige esclarecem, no entanto, que outra explicação possível é que o organismo unicelular pode ter evoluído de forma independente ao longo de milhões de anos até ser capaz de desenvolver embriões. 

Os pesquisadores estão otimistas com os resultados da investigação que podem servir de suporte a outras investigações, como a de fósseis com 600 milhões de anos com estruturas também semelhantes a embriões, e que já desafiaram as concepções tradicionais de vida multicelular.

Fonte: O Globo

Plantão24horas

Zap Marabá

O Site Zap Marabá foi criado com o intuito de dividir experiências e informações com o público Marabaense e de toda a região do Pará. Abordando diversos temas, mas principalmente temas policiais, o site vem conquistando cada vez mais leitores e seguidores nas redes sociais. Hoje contamos com mais de 17k de seguidores no facebook. Dentre os assuntos abordados, podemos destacar, ocorrências policiais, vagas de emprego, saúde, politica etc..

Recent Posts

Receita alerta para falsas cobranças com nome e CPF do contribuinte

Criminosos têm utilizado nome, Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) e até endereços verdadeiros de contribuintes…

11 horas ago

Instituto criará centro especializado em energia renovável no oceano

Um projeto do Instituto Nacional de Pesquisas Oceânicas (INPO) prevê a criação do Centro Temático…

1 dia ago

Projeto contra devedor contumaz separa joio do trigo, diz secretário

No dia seguinte à operação “Poço de Lobato”, que mirou sonegação fiscal de R$ 26…

2 dias ago

Bolsa volta a bater recorde e tem maior alta em 15 meses em novembro

Em mais um dia de otimismo no mercado financeiro, a bolsa renovou o recorde histórico,…

2 dias ago

This website uses cookies.