Categories: MarabáNotícias

Inflação: preço da carne sobe 5,81%; veja variações

O aumento no preço dos alimentos e das bebidas foi um dos fatores que contribuíram para a inflação fechar outubro acima do esperado, segundo dados do IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) nesta sexta (8).

A maior variação neste grupo veio das carnes bovinas, que ficaram 5,81% mais caras, o segundo maior impacto na inflação atrás apenas da energia elétrica. Os cortes com maior impacto foram acém (9,09%), costela (7,40%), contrafilé (6,07%) e alcatra (5,79%). Foi a maior variação mensal das carnes desde novembro de 2020, quando o índice foi de 6,54%.

Veja também:

O aumento no grupo foi influenciado também pelo preço dos óleos e de gorduras e pescados, que ficaram 2,91% e 1,52% mais caros, respectivamente. Bebidas e infusões (1,5%) e leites e derivados (1,3%) fecham a lista dos cinco itens que mais tiveram aumento dos preços no grupo “alimentação no domicílio”.

Segundo o IBGE, a redução no número de abates de animais, o aumento das exportações em outubro, provocado pela valorização do dólar, e questões climáticas são os fatores que fizeram a oferta no mercado nacional diminuir e os preços aumentarem.

“Temperaturas mais quentes reduzem a qualidade do pasto e às vezes fazem com que os produtores tenham que migrar o gado para confinamento, o que gera maiores custos”, afirma André Almeida, gerente de IPCA do IBGE. “A gente já vinha comentando desde o mês passado e observamos a alta de carne já no mês de setembro […] o período de seca foi bem mais intenso, o que prejudicou a produção”, diz.

Em setembro, o aumento do preço das carnes foi de 2,97%.

Os únicos itens de alimentação que ficaram mais baratos foram as frutas, hortaliças e verduras e tubérculos, raízes e legumes. O decréscimo nesses itens foi de 1,06%, 1,36% e 2,51%, respectivamente.

Quer mais notícias do Brasil? Acesse nosso canal no WhatsApp

A queda se deu devido aos preços da manga (-17,97%), mamão (-17,83%), cebola (-16,04%), banana-prata (-6,10) e batata-inglesa (-3,45). No acumulado do ano, porém, as duas últimas registram aumento de 13,07% e 36,46%, respectivamente.

Entre as altas, destaca-se o limão, que ficou 46,78% mais caro em outubro –alta de 23,11% em relação aos últimos 12 meses e de 72,45% ao início deste ano. Já o tomate teve alta de 9,82% em outubro, mas nos últimos 12 meses apresentou queda de 26,25%.

A alimentação fora do domicílio ficou 0,65% mais cara, sendo que a refeição acelerou de 0,18% em setembro para 0,53% em outubro, e o lanche de 0,67% para 0,88%.

DOL

Zap Marabá

O Site Zap Marabá foi criado com o intuito de dividir experiências e informações com o público Marabaense e de toda a região do Pará. Abordando diversos temas, mas principalmente temas policiais, o site vem conquistando cada vez mais leitores e seguidores nas redes sociais. Hoje contamos com mais de 17k de seguidores no facebook. Dentre os assuntos abordados, podemos destacar, ocorrências policiais, vagas de emprego, saúde, politica etc..

Recent Posts

Marinha do Brasil confirma 9 mortes no desabamento de ponte; buscas seguem nesta sexta (27)

 Marinha do Brasil, por meio de nota enviada à imprensa na noite de quinta-feira (26),…

1 hora ago

Duplo Homicídio em Jacareacanga: Polícia Investiga Disparos de Arma de Fogo

Nas primeiras horas da manhã desta quinta-feira, 26 de dezembro de 2024, por volta das…

4 horas ago

Incêndio na Condor: moradores terão casas reconstruídas

As residência foram totalmente destruídas pelas chamas | DivulgaçãoO Governo do Pará iniciou, nesta quinta-feira…

5 horas ago

Brasil paga R$ 1,9 bi de contribuições a órgãos internacionais em 2024

O Brasil pagou R$ 1,9 bilhão a organismos internacionais em 2024, informou nesta quinta-feira (26)…

8 horas ago

Motociclista Não Resiste a Acidente em Itaituba e Falece no HRT

O acidente ocorreu no último dia 8 de dezembro de 2024, envolvendo uma colisão entre…

9 horas ago

Assombração? Ladrão de lençol branco furta bicicletas no RJ

O assaltante se disfarçou usando um lençol branco para não ser identificado. | (Reprodução)A criatividade…

11 horas ago

This website uses cookies.