Nos últimos dias, um novo golpe tem sido registrado em diversos estados brasileiros: o golpe da CNH suspensa. A fraude consiste no envio de mensagens falsas por SMS, e-mail ou WhatsApp, alegando que a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) do destinatário está irregular. Para solucionar o suposto problema, os golpistas solicitam que a vítima clique em um link fraudulento, que leva a uma página falsa que imita os sistemas oficiais do governo. Lá, é exigido o pagamento de uma taxa de regularização.
Alerta da AND
O presidente da Associação Nacional dos Detrans (AND), Givaldo Vieira, esclareceu em nota oficial que os órgãos de trânsito não realizam contato por mensagens de texto não identificadas. “Os contatos oficiais são feitos por correspondências enviadas pelos Correios ou por canais devidamente divulgados pelos Detrans estaduais. Em caso de dúvida, o cidadão deve acessar os sites oficiais para verificar a situação de sua CNH ou veículo”, afirmou.
Além disso, Givaldo recomendou que possíveis vítimas façam denúncias à Ouvidoria ou às autoridades policiais. O golpe já foi registrado em pelo menos 20 estados, incluindo São Paulo, Pernambuco, Amazonas, Ceará e Rio Grande do Sul.
Como verificar a situação da CNH com segurança
Para evitar cair em golpes, motoristas podem consultar a situação de sua CNH pelos canais oficiais:
Portal Gov.br: Acesse o Portal de Serviços da Senatran e faça login com uma conta Gov.br. No tópico “Condutor”, clique em “Consulte sua Carteira de Habilitação” para acessar informações seguras sobre sua CNH.
App Carteira Digital de Trânsito (CDT): Disponível para iPhone (iOS) e Android, o aplicativo permite consultar dados da CNH, infrações e bloqueios de forma segura.
Dicas para se proteger
Não clique em links suspeitos enviados por mensagens de texto ou aplicativos.
Verifique a origem da mensagem e procure os canais oficiais do Detran do seu estado.
Denuncie qualquer mensagem suspeita às autoridades competentes.
Por: Roma News