Categories: MarabáNotícias

Cientistas descobrem rãs radioativas em Chernobyl


A região de Chernobyl virou uma grande reserva natural e continua surpreendendo o mundo com estranhas descobertas | Reprodução

Passaram quase quatro décadas desde o acidente na central nuclear de Chernobyl, na Ucrânia. Durante este tempo, e para surpresa de muitos, este local tornou-se numa das maiores reservas naturais da Europa. Durante os últimos anos, pesquisadores trabalham para compreender a situação da vida selvagem na área afetada pelo desastre ambiental.

De acordo com os cientistas, a radiação é capaz de danificar as células e, em exposições extremas, pode causar a morte dos organismos. Mas a situação em Chernobyl mudou muito desde o acidente. Menos de 10% do material radioativo libertado em 1986 permanece ainda no local. Já os isótopos mais perigosos, como o iodo, desapareceram há muitos anos.

Veja também:

Um estudo publicado na revista Live Science, cientistas monitoraram quase 200 rãs orientais da área de Chernobyl, com idades entre dois e nove anos, para observar possíveis impactos corporais e comportamentais devido à radiação. Os resultados desafiaram expectativas: as rãs não apresentaram alterações significativas na longevidade, hormônios de estresse ou integridade dos telômeros – biomarcadores que indicam envelhecimento celular. Surpreendentemente, a radiação na região, agora reduzida em relação aos níveis do desastre, não afetou esses anfíbios como se temia.

Um gradiente colorido mostra como as rãs orientais em Chernobyl se adaptaram à radiação evoluindo para ter uma pele mais escura. |Crédito da imagem: Germán Orizaola e Pablo Burraco)

Quer saber mais notícias do mundo? Acesse nosso canal de Whatsapp

A resistência das rãs verdes é intrigante, pois contrasta com pesquisas em outras espécies, como roedores, que demonstraram uma menor expectativa de vida em áreas contaminadas.

Cientistas monitoraram quase 200 rãs orientais da área de Chernobyl |(Germán Orizaola/Pablo Burraco/Creative Commons)

O estudo sugere que, com o passar do tempo, os níveis reduzidos de radiação podem não representar um risco tão prejudicial aos anfíbios. A adaptação das rãs a esse ambiente extremo traz uma nova perspectiva para a conservação e estudo de animais em locais afetados por radiação, indicando a possibilidade de adaptação biológica significativa em ecossistemas impactados.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

IMPORTANTE: Os comentários não representam a opinião do Diário Online. Os textos escritos são de inteira responsabilidade dos autores.

DOL

Zap Marabá

O Site Zap Marabá foi criado com o intuito de dividir experiências e informações com o público Marabaense e de toda a região do Pará. Abordando diversos temas, mas principalmente temas policiais, o site vem conquistando cada vez mais leitores e seguidores nas redes sociais. Hoje contamos com mais de 17k de seguidores no facebook. Dentre os assuntos abordados, podemos destacar, ocorrências policiais, vagas de emprego, saúde, politica etc..

Recent Posts

Avanços do Plano Amazônia: Segurança e Soberania em 2024

O Plano Amazônia: Segurança e Soberania (Plano Amas), com um investimento de R$ 318,5 milhões,…

1 hora ago

Mulher é suspeita de matar namorado com facada no pescoço no sudeste do Pará

Mardel Willian Alencar Cardoso morreu após ser esfaqueado no pescoço dentro de um bar na…

3 horas ago

Beijar bebê recém-nascido é um risco para a saúde da criança

Beijar bebês no rosto pode causar danos sérios a saúde. | (Thinkstock/Reprodução)Quem nunca recebeu um…

5 horas ago

Oito paraenses estão entre as vítimas do desabamento da ponte entre Maranhão e Tocantins

Pelo menos oito paraenses estão entre as vítimas do desabamento da ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira,…

6 horas ago

Inmet emite alerta de chuvas intensas no Pará nesta quinta (26)

noite de Natal, quarta-feira (25), em Belém, foi marcada por uma forte chuva que alagou…

8 horas ago

This website uses cookies.