Categories: MarabáNotícias

Cientistas descobrem o gatilho da enxaqueca

Uma cefaleia de enxaqueca é geralmente uma dor pulsátil ou latejante que varia de moderada a grave. Ela pode afetar um ou ambos os lados da cabeça. Frequentemente, é agravada pela atividade física, luz, sons ou odores e acompanhada por náuseas, vômitos e sensibilidade a sons, luz e/ou odores.

Cientistas da Dinamarca decifraram o mecanismo, que até então, desconhecido pelo qual as crises de enxaqueca são desencadeadas. Isto poderia abrir caminho para novos tratamentos, relatam os pesquisadores na revista Science.

Em cerca de 15% dos pacientes com enxaqueca, os ataques de dor são precedidos por um distúrbio visual ou sensorial, a chamada aura. Isso significa que as pessoas afetadas podem ter tremulação ou sentir dormência no rosto. Os sintomas podem durar de cinco a 60 minutos, seguidos por enxaquecas.

Embora a ciência possa explicar por que os pacientes experimentam uma aura, tem sido um mistério como surgem as dores de cabeça e por que geralmente são unilaterais.

Um novo estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Copenhague, na Dinamarca, fornece agora uma possível explicação pela primeira vez.

Enxaqueca: proteínas ativam células nervosas

Usando técnicas de última geração, como a espectrometria de massa, os especialistas demonstraram que as proteínas liberadas do cérebro durante uma enxaqueca com aura são transportadas com o líquido cefalorraquidiano para os nervos sinalizadores da dor responsáveis ​​pela dor de cabeça.

Segundo os pesquisadores, essas proteínas ativam as células nervosas do crânio, que pode ser descrita como a porta de entrada para o sistema nervoso sensorial periférico.

Quer saber mais notícias sobre o mundo? Acesse nosso canal no Whatsapp

Os pesquisadores dizem que o estudo conseguiu identificar o principal canal de comunicação entre o cérebro e o sistema nervoso sensorial periférico.

Segundo eles, essa é uma via de sinalização até então desconhecida que é importante para o desenvolvimento de enxaquecas e também pode desempenhar um papel em outros distúrbios de cefaleia.

Dor de cabeça: as substâncias não atingem todo o espaço cerebral

O estudo também esclarece por que as enxaquecas ocorrem frequentemente de um lado. Segundo os cientistas, a “proteína da dor” identificada incluía uma série de outras proteínas além do CGRP, proteína já ligada às enxaquecas e utilizada em tratamentos existentes. Eles agora esperam que as proteínas identificadas – além do CGRP – possam ser utilizadas no desenvolvimento de novos tratamentos preventivos.

DOL

Zap Marabá

O Site Zap Marabá foi criado com o intuito de dividir experiências e informações com o público Marabaense e de toda a região do Pará. Abordando diversos temas, mas principalmente temas policiais, o site vem conquistando cada vez mais leitores e seguidores nas redes sociais. Hoje contamos com mais de 17k de seguidores no facebook. Dentre os assuntos abordados, podemos destacar, ocorrências policiais, vagas de emprego, saúde, politica etc..

Recent Posts

Setor de serviços cresce 0,3% em outubro, nono mês seguido de alta

O setor de serviços, que reúne atividades como transporte, turismo, restaurantes, salão de beleza e…

18 horas ago

Segunda parcela do décimo terceiro deve ser depositada até dia 19

Um dos principais benefícios trabalhistas do país, o décimo terceiro salário tem a segunda parcela…

1 dia ago

Bolsa sobe 0,99% e volta a superar os 160 mil pontos

Em mais um dia de recuperação no mercado financeiro, a bolsa subiu quase 1% e…

2 dias ago

Segunda parcela do 13º salário deve ser paga até a próxima sexta-feira

A segunda parcela do décimo terceiro salário deve ser depositada a 95,3 milhões de brasileiros…

2 dias ago

Projeto social estimula autonomia financeira de mulheres no Rio

Oferecer capacitação profissional com mentoria especializada e noções de mercado integradas à realidade socioemocional é o…

3 dias ago

This website uses cookies.