Agropalma celebra Patrícia Medici, referência mundial em conservação

A Agropalma, maior produtora de óleo de palma sustentável das Américas, prestigia a conquista de Patrícia Medici, coordenadora da INCAB (Iniciativa Nacional para a Conservação da Anta Brasileira) e pesquisadora do IPÊ (Instituto de Pesquisas Ecológicas), que acaba de ser reconhecida como uma das cinco mulheres do mundo e a única brasileira a receber o Women of Discovery Award 2024, premiação da WINGS WorldQuest – organização norte-americana sem fins lucrativos que financia e potencializa a atuação de mulheres visionárias no mundo da exploração científica, pesquisa e conservação da natureza.

Para Medici, a conquista desse prêmio é um marco para o avanço das pesquisas com antas e a conservação da espécie no Brasil e no mundo. O apoio da Agropalma à INCAB e o reconhecimento internacional ressaltam a relevância da preservação de espécies-chave nos ecossistemas e a valorização do papel das mulheres cientistas na ciência ambiental.

“A Agropalma é um parceiro crítico para esse projeto. Suas reservas e plantios são extremamente importantes para entender como os animais se deslocam. O suporte e o apoio da empresa são fundamentais para a pesquisa e sua logística, tornando possível a realização do nosso trabalho. É um grande aprendizado contarmos com a sua colaboração neste mundo da conservação”, afirma Medici.

Parcerias para preservação da biodiversidade

A Agropalma mantém 64 mil hectares de reservas florestais na Amazônia e estabelece parcerias para a preservação da biodiversidade. Uma delas foi firmada com o Programa Anta Amazônia, idealizado pelo IPÊ e realizado por meio da equipe da INCAB. Maior mamífero terrestre brasileiro, a anta é conhecida como a “jardineira das florestas” por ser um importante agente dispersor de sementes, contribuindo para a manutenção da biodiversidade.

Por meio do apoio à INCAB, criada em 1996 pela bióloga e conservacionista Patrícia Medici e liderada pelo IPÊ, a Agropalma reforça seu compromisso com a proteção de espécies essenciais, como a anta, para a saúde dos ecossistemas brasileiros. Nos últimos anos, a equipe do Instituto identificou nas reservas da companhia a presença desses animais, que desempenham um papel ecológico crucial nos ecossistemas locais, principalmente por conta da dispersão de sementes grandes por toda a floresta. Segundo a União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN), a anta é considerada ameaçada devido à caça e à perda de seu habitat.

Relacionado

Portal Tailândia

Zap Marabá

O Site Zap Marabá foi criado com o intuito de dividir experiências e informações com o público Marabaense e de toda a região do Pará. Abordando diversos temas, mas principalmente temas policiais, o site vem conquistando cada vez mais leitores e seguidores nas redes sociais. Hoje contamos com mais de 17k de seguidores no facebook. Dentre os assuntos abordados, podemos destacar, ocorrências policiais, vagas de emprego, saúde, politica etc..

Recent Posts

Poste faz “aniversário” e reúne mais de 4 mil pessoas

Mais de 4 mil pessoas foram dar os "parabéns" ao poste | Foto: Reprodução/InstagramPara quem…

1 hora ago

Duas Motocicletas Colidem em Itaituba: E a Falta de Atenção é Destacada

O acidente envolvendo duas motocicletas aconteceu no início da tarde desta terça-feira, 19 de novembro…

2 horas ago

PF Indicia 37, incluindo Bolsonaro e os generais Braga Netto e Heleno por tentativa de golpe

A Polícia Federal indiciou, nesta quinta-feira (21/11), o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e antigos membros de seu governo…

2 horas ago

Campeão olímpico lança jogo da Superliga em Belém

André Eller é embaixador do Vôlei Renata, que jogará em Belém, no mês de fevereiro…

7 horas ago

Dona Izomara Relata Caso de Preconceito e Racismo no Distrito de Miritituba

Dona Izomara Rodrigues, 50 anos, mais conhecida como Mara, no distrito de Miritituba, região do…

7 horas ago

Caminhão de gás explode na entrada da ponte sobre o rio Acará

Uma carreta que transportava botijões de gás pegou fogo próximo à ponte sobre o Rio…

7 horas ago

This website uses cookies.