O Transtorno do Espectro Autista (TEA) reúne desordens no desenvolvimento presentes desde o nascimento ou começo da infância. De um modo geral, pessoas que possuem a condição podem apresentar déficit na comunicação e interação social, (como nas linguagens verbal ou não verbal e na reciprocidade socioemocional) e padrões restritos e repetitivos de comportamento, como movimentos contínuos, interesses fixos e hipo ou hipersensibilidade a estímulos sensoriais.
No próximo sábado (05) e domingo (06) o teatro Experimental Waldemar Henrique traz a peça “Aviso aos Interessados”. O espetáculo aborda questões relacionadas a pais e filhos que encaram juntos os problemas e as dificuldades pela vida, bem com os impactos de uma sociedade sem preparo para acolher as diferentes formas de ser e existir. A peça conta a história de um homem de 40 anos, diagnosticado com TEA e não verbal. A classificação para assistir ao espetáculo é a partir de 9 anos. Haverá intérprete de libras.
Dirigida pelo francês Jean Paul Lopez, a peça é uma releitura do dramaturgo australiano, Daniel Keene. O diretor conta que o objetivo do espetáculo é despertar o olhar da sociedade para temas sensíveis, sobretudo, ao TEA. “É por isso que eu escolho, sempre que possível, encenar peças de teatro que abordam temas como diferença, racismo, intolerância e exclusão, bem como ‘Aviso aos interessados’ traz”, pontua.
Quer mais notícias sobre cultura? Acesse nosso canal no WhatsApp
De acordo Jean Paul Lopez, o teatro é uma ferramenta que transmite a liberdade de ser. “Eu sempre pensei e vivi a prática teatral como a porta de acesso à liberdade de pensar. Eu acredito que a arte é um dos caminhos para a paz interior e exterior de cada um de nós, sendo um poderoso mediador de nossas contradições íntimas e conflitos com o mundo externo”, conclui.
De acordo com o Ministério da Saúde, o TEA é um distúrbio caracterizado pela alteração das funções do neurodesenvolvimento do indivíduo, interferindo na capacidade de comunicação, linguagem, interação social e comportamento.
O governo do Pará, por meio da Lei nº 9.061/2020, instituiu a Política Estadual de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (PEPTEA) e garante os benefícios oferecidos por ela por meio de iniciativas da Secretaria Estadual de Saúde (Sespa).
O espetáculo também será realizado no Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação (CIIR), no dia 9 de outubro em dois horários, às 10h e às 15h. O CIIR é referência no Pará em assistência de média e alta complexidade às pessoas com deficiência (PcDs) visual, física, auditiva e intelectual.
Espetáculo teatral retrata Transtorno do Espectro Autista (TEA)
Data: 5 e 6 de outubro
Horário: 20h
Local: Teatro Waldemar Henrique
Endereço: Avenida Presidente Vargas, 645, em Belém.
Treinador Pedro Chaves terá a primeira experiência na elite do Parazão | Jorge Luís Totti/PaysanduO…
No último dia 19 de dezembro de 2024, por volta das 18h50, na zona rural…
Um homem identificado com José Orlando, de 31 anos, foi morto com um golpe de…
Será lançado neste domingo (15), o documentário "Dançando Além das Fronteiras", o primeiro documentário de…
Na madrugada deste domingo, 22 de dezembro de 2024, ocorreu um acidente envolvendo um animal…
This website uses cookies.