O Transtorno do Espectro Autista (TEA) reúne desordens no desenvolvimento presentes desde o nascimento ou começo da infância. De um modo geral, pessoas que possuem a condição podem apresentar déficit na comunicação e interação social, (como nas linguagens verbal ou não verbal e na reciprocidade socioemocional) e padrões restritos e repetitivos de comportamento, como movimentos contínuos, interesses fixos e hipo ou hipersensibilidade a estímulos sensoriais.
No próximo sábado (05) e domingo (06) o teatro Experimental Waldemar Henrique traz a peça “Aviso aos Interessados”. O espetáculo aborda questões relacionadas a pais e filhos que encaram juntos os problemas e as dificuldades pela vida, bem com os impactos de uma sociedade sem preparo para acolher as diferentes formas de ser e existir. A peça conta a história de um homem de 40 anos, diagnosticado com TEA e não verbal. A classificação para assistir ao espetáculo é a partir de 9 anos. Haverá intérprete de libras.
Dirigida pelo francês Jean Paul Lopez, a peça é uma releitura do dramaturgo australiano, Daniel Keene. O diretor conta que o objetivo do espetáculo é despertar o olhar da sociedade para temas sensíveis, sobretudo, ao TEA. “É por isso que eu escolho, sempre que possível, encenar peças de teatro que abordam temas como diferença, racismo, intolerância e exclusão, bem como ‘Aviso aos interessados’ traz”, pontua.
Quer mais notícias sobre cultura? Acesse nosso canal no WhatsApp
De acordo Jean Paul Lopez, o teatro é uma ferramenta que transmite a liberdade de ser. “Eu sempre pensei e vivi a prática teatral como a porta de acesso à liberdade de pensar. Eu acredito que a arte é um dos caminhos para a paz interior e exterior de cada um de nós, sendo um poderoso mediador de nossas contradições íntimas e conflitos com o mundo externo”, conclui.
De acordo com o Ministério da Saúde, o TEA é um distúrbio caracterizado pela alteração das funções do neurodesenvolvimento do indivíduo, interferindo na capacidade de comunicação, linguagem, interação social e comportamento.
O governo do Pará, por meio da Lei nº 9.061/2020, instituiu a Política Estadual de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (PEPTEA) e garante os benefícios oferecidos por ela por meio de iniciativas da Secretaria Estadual de Saúde (Sespa).
O espetáculo também será realizado no Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação (CIIR), no dia 9 de outubro em dois horários, às 10h e às 15h. O CIIR é referência no Pará em assistência de média e alta complexidade às pessoas com deficiência (PcDs) visual, física, auditiva e intelectual.
Espetáculo teatral retrata Transtorno do Espectro Autista (TEA)
Data: 5 e 6 de outubro
Horário: 20h
Local: Teatro Waldemar Henrique
Endereço: Avenida Presidente Vargas, 645, em Belém.
Pentero 800S da ZEISS utilizando para a realização de cirurgias cardíacas | ReproduçãoO Hospital Beneficente…
Na manhã deste domingo, 17 de novembro de 2024, uma guarnição da Polícia Militar recebeu…
O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), responsável pelo Concurso Público…
No mês de novembro os especialistas do Hospital Moinhos de Vento listam algumas recomendações que…
Gusttavo Lima | Reprodução/ redes sociaisGusttavo Lima é cantor e compositor, um dos maiores nomes…
O Centro de Integração Empresa Escola (CIEE) informou ao Grupo Liberal que está com novas…
This website uses cookies.