O comandante do 45º Batalhão de Polícia Militar, com sede em Tailândia, nordeste do Pará, foi promovido para o maior posto da corporação durante a solenidade de aniversário de 206 anos da PMPA ocorrida na manhã de quarta-feira (25 de setembro).
Lucenildo Corrêa deixa para trás o título de Tenente-Coronel e passa a assumir o cargo de Coronel. A comemoração ocorreu no último sábado (28), em um evento privado, ao lado da família, amigos e companheiros de farda.
Coronel Corrêa assumiu o comando do policiamento de Tailândia em maio de 2018, na época ainda como Major. Desde então, através da parceria firmada com o prefeito Paulo Liberte Jasper “Macarrão”, ele foi responsável por implantar diversos avanços.
Coronel Corrêa ao lado de Helder Barbalho (Governador do Pará), Paulo Jasper (Prefeito de Tailândia) e Coronel Dilson Júnior (Comandante Geral PMPA).
Dentre os maiores avanços estão a redução na criminalidade e o aumento na sensação de segurança da população na cidade.
Em junho de 2022, o município saiu de Companhia Independente (6ª CIPM), para Batalhão de Polícia Militar (45º BPM). A mudança garantiu principalmente um maior número de policiais ativos nas ruas da cidade.
Como Companhia, Tailândia possuía apenas 80 policiais, número que saltou para 150 como Batalhão.
A previsão é que o número de policiais efetivos na cidade continue crescendo, já que o Polo de Formação que estava desativado, foi ativado e ampliado no comando do Coronel Corrêa em parceria com o prefeito Macarrão.
A ampliação do polo faz parte das reformas feitas pela Prefeitura de Tailândia na unidade policial. Uma quadra society com grama sintética também foi implantada para práticas físicas dos policiais.
Os avanços também alcançaram a área da educação, com a implantação de Escolas com Supervisão Militar no Colégio José Edvar Coelho Frota, no bairro Vila Macarrão, e Escola Guaraci Mendes, no bairro Piçarreira.
Junto com a implantação das escolas, a PM também aplicou o projeto Ronda Escolar intensificando as ações de combate a qualquer tipo de violência contra crianças e adolescentes.
O veículo destinado a aplicar o projeto foi doado à PM pela Prefeitura de Tailândia, as modificações nas estruturas das instituições de ensino para receber a Supervisão Militar também foram realizadas pela prefeitura.
O 45º Batalhão de Polícia Militar atua intensivamente no combate a criminalidade em Tailândia e região. Grandes operações contra o tráfico de drogas foram deflagradas sob o comando do Coronel Corrêa.
MAIS AVANÇOS
Os grandes avanços, graças a parceria firmada entre o Coronel Corrêa e o prefeito ‘Macarrão’, são reconhecidos pelo governador Helder Barbalho que prevê a mudança de Batalhão para Comando de Policiamento Regional (CPR XV).
Tailândia será a sede de policiamento de toda a região, e pode ser responsável pela segurança pública dos municípios de Moju, Tomé-Açu e Acará.
A previsão é que o município também receba um Centro de Perícias – IML, e a implantação do projeto Tailândia Segura, com instalação de sistema de Monitoramento de Câmera de Segurança.
O projeto será implantado em mais de nove pontos de intensa movimentação na cidade e visa empregar recursos tecnológicos que auxiliarão as forças policiais na preservação da ordem pública.