A corrida eleitoral pela prefeitura de Santarém, no oeste do Pará, está polarizada entre dois candidatos: José Maria Tapajós (MDB) e JK do Povão (PL), segundo aponta pesquisa mais recente realizada pela Destak Publicidade e Marketing. O candidato do MDB chegou a 50,9% dos votos válidos contra 35,6% do vereador do PL.
O levantamento, registrado no Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA) sob o número PA-01471/2024, aponta um claro favoritismo de Tapajós à frente nas intenções de voto.
Tapajós lidera com folga – Na pesquisa espontânea, José Maria Tapajós aparece com 38,1% das intenções de voto, seguido por JK do Povão, que tem 25,8%. Os demais candidatos, Delegado Jardel (3,1%), Hugo Diniz (2,2%) e Izabel Sales (0,7%), estão distantes dos dois líderes. O percentual de indecisos ainda é significativo, com 27,9% dos eleitores afirmando que não sabem ou não responderam.
Quando a pergunta é feita de maneira estimulada, Tapajós amplia sua vantagem, alcançando 43% das intenções de voto, contra 30% de JK do Povão. Delegado Jardel, Hugo Diniz e Izabel Sales seguem com números modestos, 6%, 4% e 2%, respectivamente.
Votos válidos – Nos votos válidos, que excluem brancos, nulos e indecisos, José Maria Tapajós atinge 50,9%, enquanto JK do Povão registra 35,6%. Isso indica que, se as eleições fossem hoje, Tapajós poderia vencer já no primeiro turno, considerando a margem de erro de 4,4%. Os demais candidatos continuam distantes dessa briga principal, com Jardel atingindo 6,6%, Hugo Diniz 5%, e Izabel Sales 1,9%.
Rejeição – Quando o tema é rejeição, JK do Povão enfrenta o maior obstáculo, com 35% dos eleitores afirmando que não votariam nele de jeito nenhum. José Maria Tapajós aparece com 21% de rejeição, enquanto Delegado Jardel, Izabel Sales e Hugo Diniz apresentam índices mais baixos, de 10%, 7% e 4%, respectivamente.
Futuro prefeito – Em outra questão da pesquisa, 46,9% dos eleitores acreditam que José Maria Tapajós será o próximo prefeito de Santarém, independentemente de quem eles votam. JK do Povão é apontado por 29%, enquanto os demais candidatos têm números significativamente menores, reforçando a percepção de polarização na disputa.
Intenção de votos – Além disso, 73% dos eleitores afirmam que a intenção de voto já está consolidada e dificilmente mudará, o que pode ser um indicativo de que a tendência de vitória de Tapajós se mantém estável.
MDB mais forte – A Destak também perguntou aos eleitores no momento do voto, qual desses números soa mais forte na sua opinião?
41% dos entrevistados disseram que o 15 (MDB) é o mais forte na disputa.
O 22 (PL) é preferido para 26%, enquanto o 77 (Solidariedade) tem 3%. O 45 (PSDB) 2%. Já o 50 (PSOL) tem 1%. Indecisos somaram 6% e NS/NR somaram 21%.
A pesquisa também revela que 47% dos entrevistados acreditam que a eleição será decidida já no primeiro turno. Outros 27% acreditam que a eleição possa ter segundo turno. Branco e nulo somaram 2% dos entrevistados e não souberam ou não responderam 24%.
A pesquisa foi realizada entre os dias 28 e 29 de setembro, com entrevistas presenciais feitas com 1.000 eleitores de Santarém. A margem de erro é de 4,4% e o intervalo de confiança é de 95%.
Fonte: Destak Publicidade Marketing
Na manhã desta sexta-feira, 10 de janeiro de 2025, um violento confronto nas proximidades da…
Kaio Rodrigues"Eu vi a sorte iluminar o meu destino e o meu sonho de menino…
Na tarde desta sexta-feira, 10 de janeiro de 2025, o Delegado Alexandre Brito conversou com…
A nova Praça do Povo, inaugurada no mês de dezembro de 2024 em Tailândia, nordeste…
As suspeitas vieram após os fãs perceberam um anel de diamante no dedo de Zendaya…
This website uses cookies.