A corrida eleitoral pela prefeitura de Santarém, no oeste do Pará, está polarizada entre dois candidatos: José Maria Tapajós (MDB) e JK do Povão (PL), segundo aponta pesquisa mais recente realizada pela Destak Publicidade e Marketing. O candidato do MDB chegou a 50,9% dos votos válidos contra 35,6% do vereador do PL.
O levantamento, registrado no Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA) sob o número PA-01471/2024, aponta um claro favoritismo de Tapajós à frente nas intenções de voto.
Tapajós lidera com folga – Na pesquisa espontânea, José Maria Tapajós aparece com 38,1% das intenções de voto, seguido por JK do Povão, que tem 25,8%. Os demais candidatos, Delegado Jardel (3,1%), Hugo Diniz (2,2%) e Izabel Sales (0,7%), estão distantes dos dois líderes. O percentual de indecisos ainda é significativo, com 27,9% dos eleitores afirmando que não sabem ou não responderam.
Quando a pergunta é feita de maneira estimulada, Tapajós amplia sua vantagem, alcançando 43% das intenções de voto, contra 30% de JK do Povão. Delegado Jardel, Hugo Diniz e Izabel Sales seguem com números modestos, 6%, 4% e 2%, respectivamente.
Votos válidos – Nos votos válidos, que excluem brancos, nulos e indecisos, José Maria Tapajós atinge 50,9%, enquanto JK do Povão registra 35,6%. Isso indica que, se as eleições fossem hoje, Tapajós poderia vencer já no primeiro turno, considerando a margem de erro de 4,4%. Os demais candidatos continuam distantes dessa briga principal, com Jardel atingindo 6,6%, Hugo Diniz 5%, e Izabel Sales 1,9%.
Rejeição – Quando o tema é rejeição, JK do Povão enfrenta o maior obstáculo, com 35% dos eleitores afirmando que não votariam nele de jeito nenhum. José Maria Tapajós aparece com 21% de rejeição, enquanto Delegado Jardel, Izabel Sales e Hugo Diniz apresentam índices mais baixos, de 10%, 7% e 4%, respectivamente.
Futuro prefeito – Em outra questão da pesquisa, 46,9% dos eleitores acreditam que José Maria Tapajós será o próximo prefeito de Santarém, independentemente de quem eles votam. JK do Povão é apontado por 29%, enquanto os demais candidatos têm números significativamente menores, reforçando a percepção de polarização na disputa.
Intenção de votos – Além disso, 73% dos eleitores afirmam que a intenção de voto já está consolidada e dificilmente mudará, o que pode ser um indicativo de que a tendência de vitória de Tapajós se mantém estável.
MDB mais forte – A Destak também perguntou aos eleitores no momento do voto, qual desses números soa mais forte na sua opinião?
41% dos entrevistados disseram que o 15 (MDB) é o mais forte na disputa.
O 22 (PL) é preferido para 26%, enquanto o 77 (Solidariedade) tem 3%. O 45 (PSDB) 2%. Já o 50 (PSOL) tem 1%. Indecisos somaram 6% e NS/NR somaram 21%.
A pesquisa também revela que 47% dos entrevistados acreditam que a eleição será decidida já no primeiro turno. Outros 27% acreditam que a eleição possa ter segundo turno. Branco e nulo somaram 2% dos entrevistados e não souberam ou não responderam 24%.
A pesquisa foi realizada entre os dias 28 e 29 de setembro, com entrevistas presenciais feitas com 1.000 eleitores de Santarém. A margem de erro é de 4,4% e o intervalo de confiança é de 95%.
Fonte: Destak Publicidade Marketing
A nova secretaria deverá atuar como um instrumento essencial para a criação e execução de…
Na madrugada deste sábado, 23 de novembro de 2024, uma guarnição da Polícia Militar, realizando…
O total de pedidos de auxílio-doença no Pará até outubro deste ano já superou em 21% as solicitações registradas…
Desde a manhã deste sábado, 23 de Novembro de 2024, moradores da comunidade São Luís…
A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), do Ministério da Justiça e Segurança Pública, preparou um…
O concurso do CNU visa preencher 6.640 vagas em 21 órgãos públicos. | Foto: Agência…
This website uses cookies.