A cultura da Amazônia é rica em em diversas áreas, como a culinária, religiosa, musical e entre outras. Para reconhecer isso, uma nova lei foi sancionada.
O presidente Lula sancionou nesta terça-feira (15) a lei que reconhece a Festa do Sairé, realizada anualmente no mês de setembro em Alter do Chão, no Pará, como uma manifestação da cultura nacional. O evento, que tem suas origens no século 17, começou como um ritual indígena e, ao longo do tempo, incorporou elementos das culturas africanas e dos caboclos, tornando-se uma celebração diversa e tradicional.
A Festa do Sairé é caracterizada por sua dualidade, com um lado religioso marcado por procissões, missas e atividades católicas que atraem centenas de fiéis, e um lado cultural, que ganha destaque com o Festival dos Botos. Durante a competição folclórica, grupos representam os botos Tucuxi e Cor-de-Rosa, encenando a lenda amazônica do boto, um golfinho de água doce que se transforma em um jovem sedutor. As apresentações são acompanhadas por torcidas animadas e um júri responsável por escolher o vencedor.
O deputado federal Leo de Brito, um dos relatores do projeto na Câmara, destacou a relevância histórica e cultural da celebração. “Estamos falando de uma manifestação cultural que surge com os indígenas, com mais de três séculos, é abraçada pelos jesuítas e consegue se manter até os dias atuais, sobretudo nas manifestações que são feitas no mês de setembro. É o reconhecimento da importância dos saberes e das manifestações religiosas e culturais da Amazônia”, afirmou o parlamentar.
O ministro das Cidades, Jader Filho, comparou a festa ao Festival de Parintins, no Amazonas, onde dois bois, Garantido e Caprichoso, protagonizam uma disputa folclórica semelhante. “Em Parintins são os bois, no Pará são os botos, o Tucuxi e o Cor-de-Rosa. A rivalidade é uma beleza maravilhosa. Santarém, inclusive, exporta artesãos para Parintins, que ajudam a confeccionar os carros alegóricos e fantasias do festival”, explicou o ministro durante a cerimônia de sanção no Palácio do Planalto.
Com a sanção da lei, a Festa do Sairé passa a integrar a lista oficial de manifestações culturais de importância nacional. A nova legislação visa ampliar a visibilidade do evento, garantindo maior reconhecimento às suas raízes e tradições. A lei entra em vigor a partir da publicação no Diário Oficial da União.
Além do reconhecimento da festa do Sairé, Lula também sancionou a lei que institui o dia 9 de junho como o dia nacional da música gospel e a lei que reconhece a charge, a caricatura, o cartum e o grafite como manifestações da cultura brasileira.
A medida é resultado do Projeto de Lei Nº 24/2020, aprovado pelo Senado Federal em setembro. A iniciativa reconhece expressões artísticas que até então eram muitas vezes vistas como marginais ao patrimônio cultural do país.
“Aprovamos aqui a questão dos grafites, do cartum, que poderia ser uma lei tranquilamente homenageando o nosso querido Henfil, homenageando o nosso querido Ziraldo, que já se foi, e tantos outros cartunistas e companheiros que tiveram um trabalho extraordinário”, afirmou o presidente Lula durante a sanção.
Kaio Rodrigues"Eu vi a sorte iluminar o meu destino e o meu sonho de menino…
Na tarde desta sexta-feira, 10 de janeiro de 2025, o Delegado Alexandre Brito conversou com…
A nova Praça do Povo, inaugurada no mês de dezembro de 2024 em Tailândia, nordeste…
As suspeitas vieram após os fãs perceberam um anel de diamante no dedo de Zendaya…
Na tarde desta sexta-feira, 10 de janeiro de 2025, o delegado Alexandre Brito, da 19ª…
This website uses cookies.