PF fecha serrarias ilegais em operação no sudoeste paraense

A Polícia Federal realizou, nos dias 22 e 23/10, a operação Isengard em Altamira, Anapu e Pacajá, no sudoeste do Pará, com o objetivo de combater crimes ambientais. Foram cumpridos cinco mandados de busca e apreensão, autorizados pela Justiça Federal, dois deles em serrarias que operavam de forma ilegal. 

Também foram inutilizados caminhões e equipamentos usados nos delitos ambientais, conforme o previsto em lei, para os casos em que é inviável retirar os maquinários do local.

Durante as investigações e operação, foram identificados desmatamento ilegal e exploração econômica de florestas públicas sem a devida autorização, recebimento de madeira sem documentação legal e funcionamento de atividades industriais sem licenciamento ambiental. Também foi constatada a associação criminosa para a prática desses crimes, evidenciando uma atuação organizada que visa explorar ilegalmente os recursos naturais da Amazônia.

Os crimes apurados durante a operação estão enquadrados na Lei de Crimes Ambientais: organização criminosa, falsidade ideológica, receptação, sendo que a continuidade das investigações pode resultar em novas responsabilizações. A Polícia Federal também investiga a possível participação de agentes públicos nas atividades ilícitas.

As regiões de Anapu, Altamira e Pacajá, historicamente marcada por conflitos agrários e degradação ambiental, são alvo frequente de ações criminosas voltadas à “grilagem” de terras e ao desmatamento indiscriminado. A operação Isengard é mais um esforço das autoridades para combater a destruição ambiental e garantir a preservação da Amazônia.

A operação está alinhada com os esforços do Brasil para a redução do desmatamento, contribuindo para o cumprimento dos compromissos assumidos pelo país em fóruns internacionais, como a COP 30. Essas ações visam reforçar a proteção ambiental e combater práticas ilegais que comprometem a preservação da Amazônia, um dos principais pontos de discussão no cenário global sobre mudanças climáticas e sustentabilidade.

O nome da operação faz alusão à fortaleza Isengard, da obra “O Senhor dos Anéis”, que foi transformada de um próspero reduto natural em um centro de devastação, representando, de forma simbólica, a destruição ambiental causada por atividades humanas irresponsáveis.

Fonte: PFPA

Plantão24horas

Zap Marabá

O Site Zap Marabá foi criado com o intuito de dividir experiências e informações com o público Marabaense e de toda a região do Pará. Abordando diversos temas, mas principalmente temas policiais, o site vem conquistando cada vez mais leitores e seguidores nas redes sociais. Hoje contamos com mais de 17k de seguidores no facebook. Dentre os assuntos abordados, podemos destacar, ocorrências policiais, vagas de emprego, saúde, politica etc..

Recent Posts

Tragédia: Acidente Fatal na BR-163 em Santarém

Um acidente fatal foi registrado na manhã deste sábado (26) na BR-163, na comunidade Cipoal,…

2 horas ago

Família alega que jovem tirou a própria vida após se apaixonar por perfil de IA

Uma família da Flórida, nos Estados Unidos, sustenta que um adolescente de 14 anos tirou…

2 horas ago

Condenado a 16 anos de prisão foge de hospital, veja!

Um detento aproveitou a oportunidade de estar em tratamento em um hospital e fugiu do…

4 horas ago

Intenção de Consumo das Famílias tem quarta queda consecutiva

A Intenção de Consumo das Famílias (ICF) recuou 0,6% de setembro para outubro, descontados os…

4 horas ago

Vídeo: Seca severa no Rio Tapajós impõe desafios às comunidades ribeirinhas

A severa seca que afeta o Rio Tapajós tem imposto desafios significativos às comunidades ribeirinhas…

7 horas ago

Tempestade tropical deixa mais de 60 mortos nas Filipinas

As equipes de emergência das Filipinas tentavam resgatar nesta sexta-feira (25.10) os moradores presos nos…

7 horas ago

This website uses cookies.