PF desarticula organização criminosa responsável por fraudes em processos de créditos rurais

Brasília/DF. A Polícia Federal deflagrou nesta quarta-feira (16/10) a Operação Trapaça, com o objetivo de desarticular organização criminosa responsável por fraudes em processos de crédito rural, corrupção de servidores públicos, além de crimes ambientais, especialmente na região amazônica. A ação está sendo realizada nos estados do Pará, Mato Grosso e Goiás.

Foram cumpridos três mandados de prisão temporária, 17 mandados de busca e apreensão, além do afastamento de seis servidores públicos. Também foi determinado o sequestro de aproximadamente R$ 100 milhões em bens dos investigados, incluindo propriedades rurais.

Conforme apurado nas investigações, uma empresa de regularização fundiária estaria envolvida na falsificação de documentos para instruir processos de solicitação de crédito rural. Essa prática permitia que infratores ambientais obtivessem financiamento destinado à exploração de áreas ilegalmente desmatadas. As investigações indicam que, aproximadamente, 5 mil hectares de floresta foram desmatados e queimados após a liberação do crédito rural.

No decorrer das apurações, foi constatado que funcionários de uma empresa corrompiam servidores de secretarias de meio ambiente e órgãos fundiários, assegurando decisões favoráveis mediante o pagamento de propina.

A empresa de regularização fundiária envolvida no esquema teve suas atividades interrompidas e está proibida de operar no mercado. Além disso, uma agência bancária que teria concedido crédito a áreas embargadas por órgãos ambientais também teve suas operações de financiamento rural suspensas.

Diante dos fatos, as investigações prosseguirão para apurar se os valores recebidos foram utilizados para financiar crimes ambientais na Amazônia, identificar outros envolvidos no caso e garantir que os responsáveis sejam devidamente punidos.

Por: Coordenação-Geral de Comunicação Social

Relacionado

Portal Tailândia

Zap Marabá

O Site Zap Marabá foi criado com o intuito de dividir experiências e informações com o público Marabaense e de toda a região do Pará. Abordando diversos temas, mas principalmente temas policiais, o site vem conquistando cada vez mais leitores e seguidores nas redes sociais. Hoje contamos com mais de 17k de seguidores no facebook. Dentre os assuntos abordados, podemos destacar, ocorrências policiais, vagas de emprego, saúde, politica etc..

Recent Posts

Novembro Azul: 7 Dicas Cruciais para Prevenir o Câncer de Próstata

No mês de novembro os especialistas do Hospital Moinhos de Vento listam algumas recomendações que…

19 minutos ago

Gusttavo Lima raspa barba e reaparece de bigode; veja

Gusttavo Lima | Reprodução/ redes sociaisGusttavo Lima é cantor e compositor, um dos maiores nomes…

1 hora ago

Pará tem 71 vagas abertas para estágio e menor aprendiz; Confira

O Centro de Integração Empresa Escola (CIEE) informou ao Grupo Liberal que está com novas…

1 hora ago

Maior evento de arte na pele do mundo começa nesta sexta em São Paulo

O mercado de tatuagem no Brasil deve movimentar cerca de R$ 2,5 bilhões em 2024,…

1 hora ago

Brasil Alcança Expansão Histórica no Agronegócio com Abertura de 200 Novos Mercados Internacionais

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) atingiu um marco inédito ao abrir 200 novos…

5 horas ago

Vídeo: PM mata criminosos envolvidos em morte de policial no Pará

A noite deste sábado, 16, foi registrada duas mortes em frente a um supermercado no…

5 horas ago

This website uses cookies.