Operação Canarinho: Confronto entre Polícia e Quadrilha Resulta em Prisões no Pará

A Polícia Civil do Pará deflagrou a Operação Canarinho, por meio da Delegacia de Repressão a Roubo a Bancos e Antissequestro (DRRBA), vinculada à Divisão de Repressão ao Crime Organizado (DRCO), com apoio da Delegacia Fluvial (DPFLU/DRCO) e da Polícia Civil do Maranhão. A ação foi realizada na terça-feira (15) e nesta quarta-feira (16), resultando na prisão de membros de uma quadrilha armada, responsável por crimes de roubo majorado e extorsão mediante sequestro, cometidos no dia 6 de junho de 2024.

A primeira fase da operação ocorreu na terça-feira (15), em Cururupu (MA), onde foi cumprido o mandado de prisão temporária contra Luis Gustavo Silva Costa, mais conhecido como “Jacaré”, suspeito de ser um dos organizadores dos crimes. No dia seguinte, em Belém, Marcele dos Santos Fonseca foi presa, também temporariamente, acusada de ceder sua conta bancária para os sequestradores receberem o valor exigido.

Além dessas prisões, o principal suspeito de liderar a quadrilha, Ítalo dos Santos Lopes, conhecido como “MC” ou “Rex Santos”, também foi alvo da operação em Belém. Ítalo, que já tinha dois mandados de prisão preventiva em aberto por extorsão majorada e extorsão mediante sequestro qualificada, reagiu com disparos de arma de fogo contra os policiais durante o cumprimento da ordem de prisão. No confronto, ele foi atingido, socorrido, mas não resistiu aos ferimentos. Um revólver calibre .38 com numeração raspada foi apreendido com ele.

O delegado-geral da Polícia Civil, Walter Resende, destacou a importância da operação: “Essa ação conjunta é um exemplo claro do comprometimento das forças de segurança em desarticular o crime organizado e garantir a proteção da sociedade. A integração entre as polícias do Pará e do Maranhão foi fundamental para o sucesso da operação, e as investigações continuarão até que todos os envolvidos sejam responsabilizados”, ressaltou.

**Entenda o caso** – O crime ocorreu no dia 6 de junho de 2024, quando a vítima foi sequestrada no conjunto Canarinho, bairro Tapanã, em Belém, e mantida em cativeiro por 14 horas. Os criminosos exigiram a quantia de R$ 150 mil pela libertação. A vítima foi resgatada ilesa após uma intensa ação policial.

“Desde que recebemos a denúncia, nossas equipes realizaram uma investigação minuciosa, com uso de serviço de inteligência e trabalho de campo para identificar os envolvidos. A Operação Canarinho é um exemplo da colaboração entre as forças de segurança do Pará e do Maranhão, e seguimos investigando para prender os demais membros da quadrilha”, explicou o delegado Fausto Bulcão, diretor da DRCO.

Fonte: Agência Pará

Plantão24horas

Zap Marabá

O Site Zap Marabá foi criado com o intuito de dividir experiências e informações com o público Marabaense e de toda a região do Pará. Abordando diversos temas, mas principalmente temas policiais, o site vem conquistando cada vez mais leitores e seguidores nas redes sociais. Hoje contamos com mais de 17k de seguidores no facebook. Dentre os assuntos abordados, podemos destacar, ocorrências policiais, vagas de emprego, saúde, politica etc..

Recent Posts

Adolescente de Altamira leva o Fecant Kids no Xingu

Diciane, de 13 anos, conquista o primeiro lugar no Fecant Kids, etapa voltada ao público…

2 horas ago

Tailândia adere campanha de renegociação de débitos ‘Conta com a Cosanpa’

A Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa) vai iniciar, na terça-feira (19), a campanha ‘Conta…

2 horas ago

Agricultura busca transformação para enfrentar mudanças climáticas

Pelo terceiro ano consecutivo, o Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) trouxe para…

5 horas ago

Carlinhos Maia convida artistas paraenses para o Rancho

O influenciador alagoano convidou Valéria Paiva, Viviane Batidão e Wanderley Andrade para o reality Rancho…

8 horas ago

Manu Gavassi surpreende os fãs ao anunciar gravidez

A cantora e atriz Manu Gavassi surpreendeu os fãs nesta sexta-feira (8) ao anunciar em…

14 horas ago

Manifestantes vão às ruas pelo fim da escala de trabalho 6×1

Manifestantes realizaram atos nesta sexta-feira (15) em diversas cidades pelo fim da escala de seis dias…

16 horas ago

This website uses cookies.