MPF recomenda regularização do atendimento do INSS a indígenas em Jacareacanga

O Ministério Público Federal (MPF) recomendou que o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) regularize o atendimento a indígenas em Jacareacanga, no sudoeste do Pará. Na recomendação, o MPF estabelece um prazo de 90 dias para que a autarquia elabore um plano de estruturação e ação para garantir o atendimento ativo, e não somente por solicitações de itinerância.

A recomendação foi motivada por uma série de dificuldades enfrentadas pelos indígenas de Jacareacanga para acessar os serviços do INSS. O município não possui Agência de Previdência Social (APS), obrigando os indígenas a se deslocarem até o município vizinho de Itaituba para solicitar e receber benefícios.

Além da distância, o serviço de internet precário nas aldeias também dificulta o acesso aos serviços online do INSS, destaca a procuradora da República Thaís Medeiros da Costa. O MPF ressalta que a precariedade ou a falta de atendimento regular aos indígenas pode configurar racismo institucional por parte do INSS.

A Constituição Federal garante aos indígenas o direito à previdência social. Para o MPF, a falta de acesso a esse direito configura violação dos direitos fundamentais desses povos.

Alternativas sugeridas – O MPF sugeriu alternativas para que o INSS garanta o atendimento aos indígenas de Jacareacanga, como a instalação de uma agência de Previdência Social no município e a disponibilização permanente de unidades móveis da autarquia – chamadas de Prevmóvel ou Prevbarco – com calendário regular de atendimento nas aldeias. Outra opção pode ser a adoção de todas essas medidas, sugere o MPF.

O INSS tem 15 dias, a contar do recebimento da recomendação, para se manifestar sobre o seu acatamento e informar as providências que serão adotadas para garantir o cumprimento das medidas propostas. O MPF ressalta que a omissão na resposta será considerada como recusa ao cumprimento da recomendação e poderá implicar na adoção de medidas judiciais cabíveis.

Íntegra da recomendação

Fonte: Plantão 24horas News

Plantão24horas

Zap Marabá

O Site Zap Marabá foi criado com o intuito de dividir experiências e informações com o público Marabaense e de toda a região do Pará. Abordando diversos temas, mas principalmente temas policiais, o site vem conquistando cada vez mais leitores e seguidores nas redes sociais. Hoje contamos com mais de 17k de seguidores no facebook. Dentre os assuntos abordados, podemos destacar, ocorrências policiais, vagas de emprego, saúde, politica etc..

Recent Posts

Polícia Civil Prende Suspeito de Homicídio em Salinópolis

Nesta sexta-feira, 22 de novembro de 2024, por volta das 06:00 horas, a Polícia Civil…

3 horas ago

Mulher mata outra por ciúmes do companheiro no Pará

Yasmim Paixão dos Anjos, de 24 anos, foi assassinada a tiros na própria residência no distrito de Maracanã,…

3 horas ago

Os 100 nomes de bebês mais populares do Brasil em 2024

O compilado dos 100 nomes de bebês mais populares do Brasil em 2024 foi feito…

4 horas ago

Taxa de Desemprego Cai em Sete Estados no Terceiro Trimestre de 2024

A taxa de desocupação, também chamada de taxa de desemprego, caiu em sete unidades da…

8 horas ago

Mulher pede medida protetiva após perseguição do ex-companheiro em Tailândia

Uma mulher procurou a delegacia de Polícia Civil de Tailândia, nordeste paraense, na terça-feira (19),…

8 horas ago

This website uses cookies.