O MGI (Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos) publicou alterações no edital do Concurso Nacional Unificado (CNU), que incluem mudanças significativas nas regras da prova de títulos. Agora, candidatos ao cargo de técnico em informações geográficas do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) também deverão apresentar títulos como parte do processo de seleção.
A convocação para que os candidatos façam a entrega de títulos será realizada na terça-feira (08), juntamente à divulgação da nota das provas objetivas e discursivas. Os documentos deverão ser enviados nos dias 9 e 10 de outubro pelo site oficial do CNU.
Uma das principais alterações no edital é o aumento da pontuação atribuída aos títulos. Antes, em determinados casos, os títulos somavam 0,5 ponto à nota final. Com as mudanças, essa pontuação foi elevada para 1 ponto, o que pode impactar diretamente na classificação dos candidatos.
Anatel decide apertar o cerco para frear ligações ‘chatas’
Veja qual foi a causa da morte do apresentador Cid Moreira!
Suspeita de matar marido, mulher vive vida de milionária
As provas de títulos serão de caráter classificatório para a maioria dos cargos, o que possibilitará que o candidato alcance uma posição melhor na lista final e, desta forma, seja capaz de escolher o local de trabalho, em casos onde essa possibilidade se aplica.
Entretanto, existem cargos que são obrigados a entregar títulos como forma de comprovação do nível de graduação, especialização e, além disso, experiência no mercado de trabalho, seja ela em vagas formais ou como autônomos. Também será considerada válida experiência de quem já prestou serviços à administração pública.
A chamada prova de títulos irá analisar documentos que comprovem qualificações acadêmicas, como cursos, pós-graduação além de experiências profissionais na área dos inscritos classificados nas etapas anteriores.
Os documentos exigidos devem ser originais ou cópias autenticadas, digitalizados e enviados nos formatos PDF, PNG ou JPG, com tamanho máximo de 2MB, por meio do upload no site do CNU, na área do candidato. O envio deve incluir frente e verso dos diplomas, e profissionais como advogados devem anexar comprovantes de registro da categoria.
Aqueles que possuem carteira assinada devem fazer o envio da cópia do documento físico ou digital, ou mesmo uma declaração do empregador que comprove o vínculo, enquanto autônomos e MEIs (Microempreendedores individuais) podem enviar a cópia dos contratos de prestação de serviços, de documentação de pagamento de imposto à Receita Federal ou setor público, e declaração da empresa para o qual presta serviços.
Em caso de empate, a nova regra diz que a preferência será dada ao candidato com 60 anos ou mais no último dia da inscrição. Também são critérios de desempate a maior nota na redação, seguida da maior nota na prova objetiva e nos títulos. Além desses, jurados judiciais e prestadores de serviços eleitores voluntários também são critérios de desempate.
Para mais informações, os candidatos devem acompanhar o calendário do concurso no site oficial.
Diciane, de 13 anos, conquista o primeiro lugar no Fecant Kids, etapa voltada ao público…
A Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa) vai iniciar, na terça-feira (19), a campanha ‘Conta…
Pelo terceiro ano consecutivo, o Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) trouxe para…
O influenciador alagoano convidou Valéria Paiva, Viviane Batidão e Wanderley Andrade para o reality Rancho…
A cantora e atriz Manu Gavassi surpreendeu os fãs nesta sexta-feira (8) ao anunciar em…
Manifestantes realizaram atos nesta sexta-feira (15) em diversas cidades pelo fim da escala de seis dias…
This website uses cookies.