Categories: MarabáNotícias

Especialista faz alerta sobre redes sociais e saúde mental

O crescimento das redes sociais nas últimas décadas transformou a forma como as pessoas se comunicam, interagem e até trabalham. Segundo o relatório da Hootsuite, aproximadamente 58% da população mundial utiliza redes sociais, e um dos objetivos para o uso é utilizá-la como ferramenta de trabalho, especialmente para marketing e networking.

Embora as redes sociais sejam ferramentas poderosas para os negócios, a constante conectividade e pressão para estar “sempre disponível” podem gerar problemas como ansiedade, estresse e até burnout.

A busca incessante por engajamento pode criar um ambiente de comparação social prejudicial, onde os profissionais sentem a necessidade de corresponder a padrões idealizados de sucesso. Para a psiquiatra Daniele Boulhosa a busca incessante por validação através das redes sociais cria um ciclo vicioso de comparação que afeta diretamente a autoestima dos indivíduos.

‘’As plataformas podem funcionar como um espelho distorcido, onde as pessoas se veem constantemente tentando alcançar padrões irreais de sucesso e felicidade. Esse ambiente leva muitos profissionais a se sentirem inadequados quando não atingem os números esperados, aumentando o risco de desenvolverem problemas de saúde mental”, destaca Daniele.

Quer ler mais notícias de Saúde? Acesse o nosso canal no WhatsApp!

A necessidade de estar sempre online e disponível pode gerar uma falta de desconexão, comprometendo a qualidade de vida e o tempo dedicado ao descanso e ao lazer. De acordo com a psiquiatra é necessário que o profissional estabeleça limites claros para o uso das redes sociais, criando momentos de “desintoxicação” das plataformas para reduzir a pressão e o estresse.

“O momento de autocuidado digital é essencial para preservar a saúde mental e o bem-estar. Muitas vezes, nossas mentes estão carregadas de pressões e comparações geradas pelo uso contínuo das redes sociais onde é essencial que se crie espaços de desconexão intencional, onde o profissional possa se afastar das plataformas, permitindo que sua mente descanse e se recupere “, orienta a psiquiatra.

Ainda de acordo com a especialista, essas práticas de autocuidado digital não apenas promovem um equilíbrio saudável entre vida pessoal e profissional, mas também ajudam a construir uma relação mais consciente e benéfica com as redes sociais, assegurando que elas sejam utilizadas como ferramentas de apoio e não como fontes de estresse e ansiedade.

“Para isso é necessário estabelecer limites claros e momentos de desconexão, ao criar essas barreiras, os indivíduos podem evitar a sobrecarga emocional e a pressão constante por validação, permitindo que o uso das redes sociais se torne mais focado e intencional. Essa abordagem ajuda a transformar a experiência digital em algo positivo, onde a conexão e a interação se tornam fontes de inspiração e aprendizado, em vez de ansiedade e comparação”, finaliza.

DOL

Zap Marabá

O Site Zap Marabá foi criado com o intuito de dividir experiências e informações com o público Marabaense e de toda a região do Pará. Abordando diversos temas, mas principalmente temas policiais, o site vem conquistando cada vez mais leitores e seguidores nas redes sociais. Hoje contamos com mais de 17k de seguidores no facebook. Dentre os assuntos abordados, podemos destacar, ocorrências policiais, vagas de emprego, saúde, politica etc..

Recent Posts

Polícia apreende menores suspeitas de tráfico de drogas em Itaituba

Na madrugada desta sexta-feira (25), a Polícia apreendeu duas menores de idade suspeitas de envolvimento…

15 minutos ago

Jovem morre após se afogar em praia no Pará

Edilson Sousa da Silva, de 25 anos, morreu após se afogar na Praia do Massanori,…

1 hora ago

Video: Assalto em residência termina com vizinho baleado em Itaituba, no Pará

Na manhã desta sexta-feira, 25 de outubro de 2024, um assalto foi registrado na 12ª…

5 horas ago

Duas crianças morrem após acidente de carro em Goianésia do Pará

Os corpos das duas crianças que morreram em um grave acidente em Goianésia do Pará, no…

6 horas ago

Sem margem equatorial, Brasil pode ter que importar petróleo em 2034

Sem produção de petróleo na margem equatorial, área do litoral norte do país apontada como…

7 horas ago

Mbappé nega envolvimento em caso de estupro na Suécia

A vida de um atleta de elite, repleta de conquistas e fama, pode, muitas vezes,…

8 horas ago

This website uses cookies.