Acidente na Escola: A Recuperação de Yan e a Importância da Prevenção

Após uma queda acidental na escola, uma família de Itaituba, no sudoeste do Pará, viveu momentos de grande apreensão ao ver seu filho, de apenas 6 anos, precisando de exames complexos para diagnosticar um sangramento e inchaço interno no abdômen.

Deucicleia Rodrigues, de 40 anos, estava em casa quando recebeu uma ligação da escola informando sobre a queda de Yan. O acidente, que poderia ter tido consequências ainda mais graves, teve um desfecho positivo graças ao atendimento especializado e aos cuidados de alta complexidade prestados pelo Hospital Regional do Tapajós (HRT).

“O apoio dos médicos e de toda a equipe foi fundamental para a recuperação do nosso filho. Ele recebeu o melhor tratamento possível e, felizmente, não precisou de cirurgia. É um alívio saber que temos um hospital de alta complexidade para traumas em nossa cidade”, relatou a mãe, aliviada com a recuperação completa do pequeno paciente.

Infelizmente, casos como o de Yan são mais comuns do que se imagina. As quedas estão entre as principais causas de traumatismos cranianos e abdominais em crianças, como explica o neurocirurgião João Fabrício. “O traumatismo craniano em crianças é uma das causas mais frequentes de internação hospitalar, com taxas significativas de morbidade e mortalidade.”

De acordo com dados do Hospital Regional do Tapajós, o número de atendimentos a traumas infantis aumentou consideravelmente nos últimos meses. Entre setembro e outubro, houve um crescimento de 74% nos casos de crianças internadas por quedas e acidentes domésticos, subindo de 27 para 47 casos.

Embora 80% dos traumatismos cranianos em crianças sejam classificados como leves, a dúvida sobre a necessidade de procurar ajuda médica é frequente entre os pais. “Os pais devem ficar atentos a sinais como sonolência excessiva, irritabilidade, vômitos ou alterações no comportamento após uma queda. Em caso de dúvida, o ideal é procurar atendimento médico imediatamente”, alerta João Fabrício.

A pediatra Ana Paula Lessa, que atende no Regional do Tapajós, reforça que os traumas mais frequentes em crianças ocorrem na cabeça e no abdômen. “As crianças costumam correr e cair de superfícies ou objetos como estantes, janelas e até árvores. Também são comuns acidentes envolvendo motocicletas”, afirma.

Para prevenir acidentes, a médica aconselha medidas simples no dia a dia: “Evitar que as crianças subam em árvores, telhados e janelas; nunca permitir que andem de moto sem idade ou sem capacete; e para quem anda de bicicleta, o uso de capacetes, joelheiras e cotoveleiras é essencial.”

Saber identificar quando o trauma é grave também é fundamental. “Vômitos intensos, dor intensa e dificuldades para andar ou falar são sinais de alerta”, orienta Ana Paula. Para a pediatra, a prevenção começa em casa e na escola. “Protetores nos cantos dos móveis, tampas nas tomadas e evitar que as crianças tenham acesso a produtos químicos ou subam em móveis são algumas das medidas mais importantes. Além disso, nunca deixem panelas no fogo sem supervisão e sempre com o cabo virado para dentro.”

Pertencente ao Governo do Estado do Pará, o Hospital Regional do Tapajós está preparado para atender casos graves de traumas, oferecendo um total de 153 leitos que incluem clínicas cirúrgicas, UTI pediátrica e neonatal, entre outros serviços.

Fonte: Plantão 24horas News – Sammya Ferreira / Ascom-HRT

Plantão24horas

Zap Marabá

O Site Zap Marabá foi criado com o intuito de dividir experiências e informações com o público Marabaense e de toda a região do Pará. Abordando diversos temas, mas principalmente temas policiais, o site vem conquistando cada vez mais leitores e seguidores nas redes sociais. Hoje contamos com mais de 17k de seguidores no facebook. Dentre os assuntos abordados, podemos destacar, ocorrências policiais, vagas de emprego, saúde, politica etc..

Recent Posts

Haddad: inflação deve ficar dentro da meta, mesmo com repique

Apesar de repiques recentes, a inflação brasileira deve fechar o ano dentro abaixo de 4,5%,…

2 horas ago

Com risco de guerra, Paulo Turra desiste de clube iraniano

Desde o seu nascimento, o futebol sempre foi muito mais do que um simples jogo.…

4 horas ago

Acidente Envolve Viatura da Força Nacional e Caminhonete na BR-230

O acidente ocorreu nesta quarta-feira, 23 de outubro de 2024, na rodovia Transamazônica BR-230, nas…

4 horas ago

MEC divulga locais de prova do Enem 2024

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) disponibilizou, nesta terça-feira, 22,…

4 horas ago

AFAIP Realizará Entrega de Carteiras de Identificação para Pessoas com Transtorno do Espectro Autista em Itaituba

A AFAIP (Associação Família Autista de Itaituba, Pará) irá realizar um evento especial de entrega…

9 horas ago

PM prende mulher suspeita de arrombar delegacia para soltar preso no Pará

Uma mulher suspeita de arrombar a delegacia de Bagre, no Marajó, e facilitar a fuga…

9 horas ago

This website uses cookies.