‘X’ trabalha com governo brasileiro para desbloqueio oficial da plataforma, diz representante

Para a surpresa de muitos brasileiros, o X (antigo Twitter) ficou disponível para acesso nesta quarta-feira (18). A plataforma, que havia sido banida no país por ordem do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), alegou estar trabalhando em conjunto com o governo para retornar “muito em breve”.

A rede social já iniciou o bloqueio das principais contas suspensas judicialmente pelo STF, incluindo perfis como os de Allan dos Santos, Monark, Daniel Silveira e Rodrigo Constantino.

Em comunicado, o perfil oficial do representante da empresa explicou que, após o X ser desligado no Brasil, sua infraestrutura para prestar serviço na América Latina ficou inacessível para a equipe. Para contornar o problema e garantir um serviço contínuo aos usuários, a rede social trocou de operadora, o que resultou em uma restauração temporária e inadvertida do acesso no Brasil.

“Quando o X foi desligado no Brasil, nossa infraestrutura para fornecer serviço para a América Latina não estava mais acessível para nossa equipe. Para continuar fornecendo serviço ideal para nossos usuários, mudamos de operadora. Essa mudança resultou em uma restauração inadvertida e temporária do serviço para usuários brasileiros”, explicou a empresa.

“Embora esperemos que a plataforma fique inacessível novamente em breve, continuamos os esforços para trabalhar com o governo brasileiro para retornar muito em breve para o povo do Brasil”, finalizou a rede social em comunicado.

Apesar da volta temporária, o futuro do X no Brasil ainda é incerto. O ministro Alexandre de Moraes já havia determinado o bloqueio da rede social por conta do descumprimento de decisões judiciais e dos ataques do bilionário Elon Musk ao Poder Judiciário.

Com as multas pagas e a retomada dos bloqueios de contas suspensas pelo STF, o único impedimento para o retorno oficial da rede social é a indicação de um representante legal no Brasil.

Como o X voltou a funcionar?

A volta da rede social foi possível graças a uma manobra técnica que permitiu burlar o bloqueio imposto pela Justiça. Ao mudar a forma como seus servidores operam, o X passou a utilizar uma rede de entrega de conteúdo (CDN), que dificulta o rastreamento e o bloqueio de seus endereços IP. Essa estratégia, conhecida como “escudo”, permitiu que a plataforma continuasse funcionando no Brasil, mesmo com a decisão judicial.

Com a mudança, usuários foram direcionados a novos servidores, o que possibilitou o acesso à rede social novamente. A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) constatou que o conteúdo do X foi transferido para essas novas redes de servidores, que até então não estavam bloqueados.

Por: O liberal

Relacionado

Portal Tailândia

Zap Marabá

O Site Zap Marabá foi criado com o intuito de dividir experiências e informações com o público Marabaense e de toda a região do Pará. Abordando diversos temas, mas principalmente temas policiais, o site vem conquistando cada vez mais leitores e seguidores nas redes sociais. Hoje contamos com mais de 17k de seguidores no facebook. Dentre os assuntos abordados, podemos destacar, ocorrências policiais, vagas de emprego, saúde, politica etc..

Recent Posts

Refinaria da Petrobras vai transformar poluente em produto rentável

A Refinaria Abreu e Lima, unidade da Petrobras na cidade de Ipojuca, na região metropolitana do…

41 minutos ago

Solidariedade: Borracheiro de Itaituba Pede Ajuda Após Acidente Grave

Pedro Alves Macedo, borracheiro casado e pai de três filhos, reside na Quadra 1 do…

2 horas ago

Homem armado com arpão ameaça moradores e é contido pela PM em Moju

No final da tarde desta segunda-feira (11), um incidente em Moju, no bairro UEPA, mobilizou…

2 horas ago

PC prende suspeito de roubo de carga no sudoeste do Pará

Na última quarta-feira (6) no município de Altamira, sudoeste paraense, a Polícia Civil do Pará…

3 horas ago

Chuva de Granizo Surpreende Rurópolis Após Dias de Calor Intenso

Na tarde desta segunda-feira, 11 de novembro de 2024, uma chuva de granizo foi registrada…

7 horas ago

Laqueaduras: saiba como e quem pode solicitar a cirurgia

No Pará, 6.728 laqueaduras foram realizadas entre janeiro e setembro de 2024 – o número é quase…

7 horas ago

This website uses cookies.