Um vídeo que circula pela internet mostrando fumaça saindo debaixo de uma estrada de terra cheia de rachaduras assusta quem assiste, sem entender como ocorre o fenômeno. A gravação foi feita pelo indígena Munduruku Ozinaldo Akay e mostra a situação em Jacareacanga, no sudoeste paraense. O jovem gravou o vídeo a caminho de sua aldeia como forma de retratar a seca na região.
O Pará registrou 16.682 focos de incêndio neste mês de setembro, de acordo com dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), quase o dobro do contabilizado no mesmo período do ano passado.
Alvalá Plinio, pesquisador do órgão, explica que se trata de “fogo subterrâneo”, que ocorre em regiões de turfa, uma camada de material orgânico formada pela decomposição, que fica a centímetros abaixo da terra — e tem lenta degradação. Em épocas de seca, esse material fica suscetível ao fogo. O fenômeno é raro e muitas vezes não apresenta chamas; por essa razão, é de difícil detecção.
A ação humana ao queimar mato ou lixo em uma região com turfa também pode causar esse tipo de evento: o fogo se alastra por debaixo da terra. Em ambos os casos, a fumaça pode aflorar em alguns pontos, assim como o próprio fogo.
Fonte: diariodopara – Carol Menezes
Na tarde deste sábado, 11 de janeiro de 2025, um homem foi baleado e outros…
A produção da indústria brasileira recuou 0,6% na passagem de outubro para novembro. Foi o…
O tratador foi atacado por três leões | ReproduçãoUm incidente fatal ocorrido no dia 17…
Na manhã desta sexta-feira, 10 de janeiro de 2025, um violento confronto nas proximidades da…
Kaio Rodrigues"Eu vi a sorte iluminar o meu destino e o meu sonho de menino…
Na tarde desta sexta-feira, 10 de janeiro de 2025, o Delegado Alexandre Brito conversou com…
This website uses cookies.