Um vídeo que circula pela internet mostrando fumaça saindo debaixo de uma estrada de terra cheia de rachaduras assusta quem assiste, sem entender como ocorre o fenômeno. A gravação foi feita pelo indígena Munduruku Ozinaldo Akay e mostra a situação em Jacareacanga, no sudoeste paraense. O jovem gravou o vídeo a caminho de sua aldeia como forma de retratar a seca na região.
O Pará registrou 16.682 focos de incêndio neste mês de setembro, de acordo com dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), quase o dobro do contabilizado no mesmo período do ano passado.
Alvalá Plinio, pesquisador do órgão, explica que se trata de “fogo subterrâneo”, que ocorre em regiões de turfa, uma camada de material orgânico formada pela decomposição, que fica a centímetros abaixo da terra — e tem lenta degradação. Em épocas de seca, esse material fica suscetível ao fogo. O fenômeno é raro e muitas vezes não apresenta chamas; por essa razão, é de difícil detecção.
A ação humana ao queimar mato ou lixo em uma região com turfa também pode causar esse tipo de evento: o fogo se alastra por debaixo da terra. Em ambos os casos, a fumaça pode aflorar em alguns pontos, assim como o próprio fogo.
Fonte: diariodopara – Carol Menezes
Um incêndio em uma residência foi registrado na manhã deste sábado, 23 de novembro de…
A nova secretaria deverá atuar como um instrumento essencial para a criação e execução de…
Na madrugada deste sábado, 23 de novembro de 2024, uma guarnição da Polícia Militar, realizando…
O total de pedidos de auxílio-doença no Pará até outubro deste ano já superou em 21% as solicitações registradas…
Desde a manhã deste sábado, 23 de Novembro de 2024, moradores da comunidade São Luís…
A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), do Ministério da Justiça e Segurança Pública, preparou um…
This website uses cookies.