Um vídeo que circula pela internet mostrando fumaça saindo debaixo de uma estrada de terra cheia de rachaduras assusta quem assiste, sem entender como ocorre o fenômeno. A gravação foi feita pelo indígena Munduruku Ozinaldo Akay e mostra a situação em Jacareacanga, no sudoeste paraense. O jovem gravou o vídeo a caminho de sua aldeia como forma de retratar a seca na região.
O Pará registrou 16.682 focos de incêndio neste mês de setembro, de acordo com dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), quase o dobro do contabilizado no mesmo período do ano passado.
Alvalá Plinio, pesquisador do órgão, explica que se trata de “fogo subterrâneo”, que ocorre em regiões de turfa, uma camada de material orgânico formada pela decomposição, que fica a centímetros abaixo da terra — e tem lenta degradação. Em épocas de seca, esse material fica suscetível ao fogo. O fenômeno é raro e muitas vezes não apresenta chamas; por essa razão, é de difícil detecção.
A ação humana ao queimar mato ou lixo em uma região com turfa também pode causar esse tipo de evento: o fogo se alastra por debaixo da terra. Em ambos os casos, a fumaça pode aflorar em alguns pontos, assim como o próprio fogo.
Fonte: diariodopara – Carol Menezes
Diego lamentou a possibilidade de Vitória sair da casa neste domingo (13). | (Reprodução/TV Globo)Na…
Num dia de alívio para os países emergentes, o dólar caiu e continuou abaixo de…
Participante foi eliminado após ser colocado no paredão pelo próprio grupo | (Divulgação/GShow)Em uma final…
A história de um jogador de futebol muitas vezes se confunde com a de sua…
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou nesta sexta-feira (11) o projeto de lei…
Pedro fecha os olhos e agradece ao pisar no gramado do Ninho do Urubu. |…
This website uses cookies.