Tailândia: Participa Jovem inicia segunda fase de atuação no Distrito Palmares

O projeto Participa Jovem, do Instituto Peabiru e financiado pela Agropalma, dá início à segunda fase de ações. Com atuação no Distrito Palmares, no município de Tailândia, nordeste do Pará, a iniciativa tem como objetivo a promoção e o fortalecimento do protagonismo juvenil, especificamente adolescentes de 12 a 18 anos, atuando com capacitações e com a criação de oportunidades voltadas para o desenvolvimento de habilidades sustentáveis e cidadãs. 

Cláudio Melo, gerente de projetos do Instituto Peabiru, comenta sobre a importância do retorno do projeto para a juventude do território: “o Participa Jovem,  no Distrito Palmares, é uma grande oportunidade para os adolescentes se tornarem líderes ativos na comunidade. Com foco em habilidades sustentáveis e cidadãs, o projeto não só ensina, mas também fortalece os laços entre as pessoas, tendo como foco a Agenda 2030. Então, o que a gente espera é ver como essa iniciativa vai auxiliar a comunidade, e também servir de inspiração para seguir um caminho de desenvolvimento sustentável e participação cidadã genuína”, afirma Cláudio.

Tulio Dias Brito, diretor de Sustentabilidade da Agropalma, reforça a relevância do projeto: “A Agropalma tem o compromisso de apoiar iniciativas que promovam o desenvolvimento sustentável das comunidades onde atua. O Participa Jovem é um exemplo bem-sucedido de como podemos trabalhar juntos para capacitar os jovens, preparando-os para serem agentes de mudança em suas comunidades. Acreditamos que, investindo nas novas gerações, estamos contribuindo para a construção de um futuro mais justo e próspero para todos.”

Na primeira fase, entre 2021 e 2022, o projeto promoveu a discussão e a definição de temas como: Diversidade e inclusão, Participação cidadã, Projeto de vida e Educomunicação de acordo com os respectivos ODS prioritários para os moradores no Distrito Palmares. As seis ODS foram elencados, em três temas: Educação: ODS 4 – Educação e Qualidade de Vida; Solidariedade: ODS 11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis; ODS 16 – Paz Justiça e Instituições Responsáveis; e ODS 17 – Parcerias e Meios de Produção; Saúde/lazer e inclusão: ODS 3 – Saúde e Bem-Estar; e ODS 6 – Água Potável e Saneamento.

A partir do início da segunda fase, em julho de 2024, os resultados esperados pela equipe da iniciativa são a criação de redes de parcerias estratégicas locais, com as lideranças comunitárias participando ativamente em todas as etapas do projeto, e maior engajamento no Distrito Palmares na implementação da Agenda 2030. Para isso, a equipe técnica do projeto irá ministrar oficinas de capacitação, reuniões de planejamento das ações e reuniões com os jovens e seus familiares, a fim de promover interação e aprendizado mútuo na comunidade.

“Nesta segunda fase, o Participa Jovem terá como maior foco adolescentes e jovens mobilizados em rede pela atuação na Agenda 2030 no território, especificamente nas pautas de empoderamento feminino, projetos de vida e mudanças climáticas”, explica Adriano do Egito, mobilizador social da iniciativa Participa Jovem. As ações do projeto seguem até maio de 2025.

Saiba mais sobre a primeira etapa do projeto Participa Jovem: https://peabiru.org.br/projeto/agenda-2030-vila-dos-palmares-2/ 

Relacionado

Portal Tailândia

Zap Marabá

O Site Zap Marabá foi criado com o intuito de dividir experiências e informações com o público Marabaense e de toda a região do Pará. Abordando diversos temas, mas principalmente temas policiais, o site vem conquistando cada vez mais leitores e seguidores nas redes sociais. Hoje contamos com mais de 17k de seguidores no facebook. Dentre os assuntos abordados, podemos destacar, ocorrências policiais, vagas de emprego, saúde, politica etc..

Recent Posts

Inmet emite alerta laranja de seca no Pará e em 11 estados

Nesses locais, umidade do ar deve ficar entre 20% e 12%, com risco de incêndios…

11 minutos ago

Dólar cai para R$ 5,46 após redução de juros nos EUA

Refletindo a queda inesperada de 0,5 ponto nos juros norte-americanos e à espera da decisão…

11 minutos ago

Polícias Civil e Militar Intensificam Combate à Criminalidade em Rurópolis, PA

As polícias Civil e Militar de Rurópolis, no sudoeste do Pará, iniciaram nesta semana várias…

2 horas ago

Paysandu acerta retorno de “polêmico” executivo de futebol

Após o anúncio do técnico Márcio Fernandes, o Paysandu agora volta as atenções para o…

5 horas ago

Nocaute na Violência chega à Tailândia neste sábado, 21/09

No próximo sábado, dia 21, Tailândia se transformará na capital nacional do boxe. O projeto…

5 horas ago

Vídeo: População de Jutaí Lincha Homem Acusado de Estuprar e Matar Criança

Um homem de identidade desconhecida foi queimado vivo na noite de quinta-feira (18) pela população…

7 horas ago

This website uses cookies.