Categories: BrasilEconomia

Produção de cana pode cair 20% com mudanças climáticas, diz estudo

Um estudo do Laboratório Nacional de Biorrenováveis do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) projeta que as mudanças climáticas poderão provocar queda na produção brasileira de cana-de-açúcar de até 20% nos próximos dez anos. 

A diminuição, de acordo com a pesquisa, causaria um efeito drástico similar no mercado de etanol combustível e no setor de biocombustíveis do Brasil. O país é líder mundial na produção e consumo de biocombustíveis. 

Segundo o levantamento, a redução na quantidade e frequência de chuvas é apontada como o principal fator prejudicial ao desenvolvimento da cana-de-açúcar, superando até mesmo a elevação das temperaturas.

“A projeção foi possível graças a técnicas de modelagem agroclimática. Os pesquisadores analisaram dados climáticos históricos e fizeram simulações considerando variáveis para estimar o que pode acontecer, nos próximos anos, com a cultura de cana na região Centro-Sul do Brasil”, destacou o CNPEM, em nota.

Dados climáticos

A região estudada abrange os estados de São Paulo, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, que produzem atualmente 90% da cana-de-açúcar do país. A pesquisa utilizou dados climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e adotou o modelo Crop Assessment Tool, desenvolvido pelo CNPEM, para descobrir como as mudanças climáticas podem afetar a produtividade da cana-de-açúcar. 

“A queda na produção já começou a ser sentida e pode se agravar, caso não sejam adotadas ações para mitigar os impactos ambientais. A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) estima redução de 3,8% na safra de 2024/2025, em consequência dos baixos índices pluviométricos e das altas temperaturas na região Centro-Sul”, ressalta a pesquisa.

O principal participante do estudo, o engenheiro agrícola Gabriel Petrielli, alerta que a diminuição da produção da cana poderá causar uma forte queda nas receitas no setor.

“O recuo na produtividade da cana-de-açúcar pode levar a uma redução da receita de CBIOs da ordem de US$ 1,9 milhão para cada bilhão de litros de etanol produzido, resultando em uma perda de receita no setor da ordem de US$ 60 milhões anualmente”, destaca.

Agência Brasil

admin

Recent Posts

Após polêmicas, paraenses brilham no palco do Rock in Rio

Quatro representantes da música feita no Norte do Brasil --Gaby Amarantos, Zaynara, Gang do Eletro…

2 horas ago

iPhone 16 começa a ser vendido no Brasil nesta terça-feira (24); confira os valores e novidades

A pré-venda do aguardado iPhone 16 começa nesta terça-feira (24) no Brasil. Os interessados podem se cadastrar no site…

3 horas ago

Agência declara escassez hídrica na bacia do rio Tapajós

A Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) declarou, nesta segunda-feira (23), situação de…

4 horas ago

Vini e Rodrygo comandam goleada do Real sobre o Espanyol

Brasileiros foram fundamentais para a virada | Real Madrid F.CO Real Madrid venceu o Espanyol…

8 horas ago

Diarista mata colega de trabalho a golpes de facão após bebedeira no Pará

Uma noite de bebedeira entre colegas terminou em morte em São Domingos do Araguaia, município do sudeste paraense. O homicídio…

8 horas ago

Corpo encontrado às margens do rio Tapajós em Itaituba

Um corpo foi encontrado às margens do rio Tapajós na noite de segunda-feira (23), por…

9 horas ago

This website uses cookies.