PF prende seis pessoas por comercialização ilegal de ouro extraído de terra indígena

A Polícia Federal deflagrou a operação Bruciato II para prender responsáveis pela comercialização ilegal de ouro na região sul do Pará extraído de terra indígena. A operação foi realizada simultaneamente na manhã desta quarta-feira (11/09), nos Estados do Pará, Tocantins e Mato Grosso. Desta vez, os alvos atuam financiando indiretamente a exploração ilegal do minério.

A ação foi a continuação da operação Bruciato, deflagrada nesta terça-feira (10/09). Na ocasião, foram cumpridos 33 mandados de busca e apreensão e 13 mandados de prisão preventiva, no combate a organização criminosa que atua no interior e arredores da terra indígena Kayapó.

Após extraído de dentro e dos arredores da Terra Indígena Kayapó, no Pará, o ouro era levado a Cuiabá (MT) e em seguida, encaminhado ao exterior. A continuação da investigação deve apontar mais detalhes sobre o funcionamento do esquema e a que países o minério era levado.

Na operação desta quarta-feira, foram cumpridos 16 mandados de busca e apreensão e seis mandados de prisão preventiva. Do total, dez mandados de busca e apreensão foram cumpridos nos municípios do Pará em Redenção, três em Tucumã, um em Cumaru do Norte e um em Palmas (TO) e um em Cuiabá (MT).

Os mandados de prisão preventiva foram cumpridos em Redenção (quatro) e Cuiabá (dois). Ainda foram apreendidos veículos, joias, ouro, armas, valores em espécie.

A Justiça Federal determinou o sequestro e indisponibilidade de até R$ 1,7 bilhão, em dinheiro e bens dos investigados, e foi determinada a suspensão da atividade de extração das atividades minerárias e comercialização de ouro de quatro empresas.

Por: O liberal

Relacionado

Portal Tailândia

Zap Marabá

O Site Zap Marabá foi criado com o intuito de dividir experiências e informações com o público Marabaense e de toda a região do Pará. Abordando diversos temas, mas principalmente temas policiais, o site vem conquistando cada vez mais leitores e seguidores nas redes sociais. Hoje contamos com mais de 17k de seguidores no facebook. Dentre os assuntos abordados, podemos destacar, ocorrências policiais, vagas de emprego, saúde, politica etc..

Recent Posts

Polícia Civil do Pará cumpre mandados de prisão em Barcarena

4 pessoas foram presas na terceira fase da operação em Barcarena. | (Divulgação)Proteger a população…

4 horas ago

Tragédia na BR-163: Acidente Envolve Caminhão e Fiat Strada em Novo Progresso

Um trágico acidente foi registrado na BR-163, em Novo Progresso, no sudoeste do Pará, por…

4 horas ago

Vídeo: Datena dá cadeirada em Pablo Marçal ao vivo durante debate

O apresentador José Luiz Datena (PSDB) agrediu o ex-coach Pablo Marçal (PRTB) durante debate à…

4 horas ago

Presidente da Febraban defende bloqueio de cartões para pagar apostas

O presidente da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), Isaac Sidney, defendeu nesta quinta-feira (12), em…

7 horas ago

Últimos Dias para Inscrição no Concurso da Prefeitura de Itaituba

Os candidatos interessados no concurso público da Prefeitura de Itaituba, no sudoeste do Pará, têm…

9 horas ago

Após cadeirada, Marçal registra BO contra Datena e passa noite em hospital

Neste domingo (15), Pablo Marçal, candidato à prefeitura de São Paulo, fraturou uma costela após receber…

9 horas ago

This website uses cookies.